Quarta, 13 de Dezembro de 2017

em auditoria

Transplantes suspensos por tempo indeterminado

10 JAN 2014Por da redação00h:00

O único hospital de Mato Grosso do Sul que realiza transplantes de rim ainda não tem previsão de quando os procedimentos serão retomados, conforme o jornal Correio do Estado.

A publicação informa que no fim do ano passado, três pessoas morreram na Santa Casa de Campo Grande após passarem pela cirurgia de implantação do órgão e ontem, portaria do Ministério da Saúde suspendeu a autorização que a instituição tinha para realizar os transplantes.

A causa das mortes não foi identificada e o ministério foi acionado para averiguar a situação. Uma auditoria está em andamento desde o dia 17 de dezembro de 2013, quando técnicos de Brasília visitaram o hospital para conhecer o serviço e tentar descobrir qual a falha. Nenhuma resposta foi emitida até o momento e a Santa Casa aguarda resposta para saber se será possível retomar as cirurgias.

A única informação repassada pela assessoria de imprensa do ministério é de que a investigação já foi iniciada e que em até 60 dias estará finalizada. Talvez antes desse prazo haja um resultado, mas até lá, o órgão disse que não irá repassar detalhes da auditoria.

A reportagem é de Celso Bejarano. 

Leia Também