Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

PRESÍDIO FEDERAL

Traficante do Rio transferida para a Capital

4 DEZ 2010Por Thiago Gomes05h:25

Integrante da facção criminosa Comando Vermelho, do Rio de Janeiro, a traficante Sandra Helena Ferreira Gabriel, conhecida como Sandra Sapatão, foi transferida ontem para Campo Grande. Desembarcando às 12h50min, no aeroporto internacional, ela foi levada direto para o Presídio Federal, onde se encontram custodiados outros criminosos de alta periculosidade, entre eles o também traficante carioca Fernando da Costa Beira-mar, o Fernandinho Beira-mar, com quem ela teria tido ligações no âmbito do Comando Vermelho. Com essa transferência, a criminosa passa a ser a primeira mulher a ocupar vaga na penitenciária federal da Capital.

Presa no domingo passado, durante a ocupação militar do Complexo do Alemão, Sandra Ferreira é apontada como gerente do tráfico de drogas na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio. Na quarta-feira, ainda adotando a política de isolamento das lideranças do tráfico presas no decorrer da operação nos morros, o Tribunal de Justiça do Rio autorizou a transferência de Sandrão, como também é chamada, devido ao seu porte físico, para o Presídio Federal de Campo Grande.

Seis outros presos envolvidos nos ataques no Rio foram removidos para o Presídio Federal de Catanduvas (PR), entre eles Elizeu Felício de Souza, o "Zeu", condenado pela morte do jornalista Tim Lopes, em 2002. Outros 20 traficantes cariocas já estavam em Catanduvas.

 Transferência
Segundo as informações, Sandra Ferreira deixou o Presídio Joaquim Ferreira de Souza, no Complexo de Gericinó, na manhã de ontem, em direção ao Aeroporto Santos Dumont, escoltada por cinco equipes de policiais do Serviço de Operações Especiais, da Secretaria de Administração Penitenciária.

Ela chegou à Campo Grande, no início da tarde, em vôo comercial da TAM. Desembarcando pela porta traseira da aeronave, a traficante foi colocada em uma viatura do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), seguindo fortemente escoltada para o Presídio Federal, junto ao anel rodoviário, na região da saída para Sidrolândia.

Ainda de acordo com as informações, Sandra Sapatão é citada como um dos chefes dos "bondes" do Comando Vermelho, anteriormente liderados por Fernandinho Beira-mar, preso em Campo Grande desde 2007.

Sandrão tinha como áreas de influência as favelas de Jacarezinho e Manguinhos. Seria a responsável pelo transporte de armamentos para outras favelas e nos assaltos praticados pela quadrilha. Até a sua prisão, no último domingo, tinha pelo menos seis mandados de captura por assalto a mão armada, associação para o tráfico e formação de quadrilha.

Leia Também