domingo, 22 de julho de 2018

Corumbá

Tradição é mantida e banho de São João atrai multidão ao Porto Geral

24 JUN 2012Por DA REDAÇÃO14h:10

Movidos pela fé em São João Batista, milhares de pessoas desceram a ladeira Cunha e Cruz na noite de ontem (23), para homenagear o Santo, responsável pelo batismo de Jesus Cristo segundo a Igreja Católica. A manifestação, única em Corumbá, une diferentes crenças em torno da devoção à figura religiosa universal. Para os umbandistas, João Batista é uma das manifestações do orixá Xangô, entidade que agrupa espíritos voltados para a saúde e o conhecimento.

Por volta das 23h, o andor oficial da prefeitura trouxe consigo os cururueiros, outra tradição do arraial de Corumbá. São eles que comandam a cerimônia do erguimento do mastro com a bandeira de São João. O siriri tocado pelas violas-de-cocho, pelos mochos e ganzás, dá o ritmo caipira para a cerimônia. À meia-noite, um show pirotécnico deu boas vindas ao Santo, cujo dia é celebrado neste domingo, 24 de junho. O espetáculo iluminou o céu da cidade por cerca de cinco minutos.

Nas primeiras horas deste domingo (24), a passagem dos andores rumo a Prainha diminuiu. Nesse momento as atenções se voltaram para a ferradura, onde o palco de shows foi montado neste ano. Duplas regionais embalaram o público até perto das 3 horas da manhã, conforme foi recomendado pelo 6° Batalhão de Polícia Militar. Nenhuma ocorrência de maior gravidade foi registrada no perímetro do Arraial do Banho de São João.

Leia Também