Tecnologia

Ciência e Saúde

A+ A-

Traços do rosto podem revelar a personalidade; veja análises

Traços do rosto podem revelar a personalidade; veja análises

Continue lendo...

Os traços do rosto são úteis como meio de seleção de pessoas, mas também servem para revelar a personalidade de políticos e até mesmo para encontrar um companheiro. De acordo com a psicóloga Esther Mellado, é possível usar esta técnica para conhecer as pessoas. "Somos psicólogos que utilizamos como ferramenta de trabalho a análise do rosto e descrevemos as pessoas de uma forma muito concreta, prática e sob medida. Nosso estudo se baseia no método de associação e trabalhamos o instinto, o impulso, a capacidade de ação e as tendências. Cada área se associa a um sentimento e fazemos uma análise do conjunto", afirmou.

Esther Mellado analisou os rostos do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, assim como do jogador de futebol português Cristiano Ronaldo.

Em que consiste a psicomorfologia?
Somos psicólogos que utilizamos como ferramenta de trabalho a análise do rosto. Observamos as estruturas faciais e, a partir delas, fazemos uma descrição do indivíduo quanto a suas atitudes. Nossa vantagem é que, além do currículo, analisamos o perfil pessoal.

Vocês têm que chamar o candidato para uma entrevista presencial?
Não é necessário. Trabalhamos através de uma foto, assim não se perde tempo e costumamos estudar os candidatos das empresas para detectar se são flexíveis ou não, seu potencial comunicativo, entre outros aspectos.

E como trabalham?
Basicamente assessoramos empresas quando elas querem contratar um novo funcionário. Vemos se ele vai encaixar no grupo e se terá as atitudes que a companhia espera dele, embora também atuemos em muitos casos de promoções internas.

Qual é o perfil de seus clientes?
Em 80% dos casos trabalhamos com multinacionais como grupos farmacêuticos, químicos ou automotivos, com pequenas e médias empresas da região e também com algumas instituições, entre elas a Prefeitura de Barcelona.

Quando começou o "boom" da psicomorfologia?
Acredito que tenha ocorrido há cinco ou seis anos.

E há muitos especialistas no assunto?
Nós também damos aulas de formação e cerca de 500 pessoas já frequentaram nossas turmas.

Como diretora de uma empresa, convença-me a contratar seus serviços.
Eu lhe aconselharia a se fixar em nosso trabalho, já que descrevemos as pessoas de uma forma muito concreta, prática e na medida. Revelamos aspectos dos indivíduos. Não ficamos apenas no perfil, vamos além. Se não te convenci, posso pegar uma foto sua e fazer uma análise gratuita de seu perfil!.

E o rosto das pessoas não muda?
O rosto tem estruturas genéticas marcadas pelo esqueleto facial que não se alteram e outras estruturas que mudam com o tempo, por causa da interação com outras pessoas.

E a mudança do rosto pode ajudar em sua análise?
Sim, também trabalhamos em orientação pessoal, já que podemos ajudar a transformar o indivíduo identificando seus potenciais, assim como os aspectos de sua personalidade que o desagradam.

Quais as mudanças faciais que ocorrem com o passar do tempo?
Os olhos, o nariz e a boca, que são os veículos de comunicação e que entram em contato com o exterior mediante os sentidos, e o conjunto muscular, que se relaciona com a idade, os estado de espírito, a saúde e a atividade pessoal.

Como você definiria então um rosto?
O rosto é o resultado de três conteúdos de base e de sua interação com o cérebro e isso é o que é a pessoa. Não é que a face seja o único meio, mas a vida do indivíduo, seu desenvolvimento psicológico individual se projeta em seu rosto. Dentro disso há também estruturas fixas associadas a outros elementos que evoluem e que passam por mudanças ao longo de toda nossa vida.

Em que vocês centram o estudo?
Nós nos centramos na análise das estruturas físicas de toda a face, fazendo uma descrição pessoal profunda. Analisamos, em média, 600 rostos por ano.
 

WhatsApp

Usuários reclamam de instabilidade no WhatsApp nesta quarta-feira

Nesta tarde, mais de 116 mil usuários registraram queixas sobre o funcionamento da plataforma

03/04/2024 14h32

Continue Lendo...

Usuários estão indo às redes sociais para reclamar que o WhatsApp, nas versões para celular e desktop, está fora do ar na tarde desta quarta-feira (3).

Usuários reclamam que mensagens enviadas na versão dos aplicativos para celular e web não estão sendo enviadas.

A reportagem de Tilt tentou enviar mensagem para um contato no aplicativo do celular, mas o texto não foi encaminhado. Porém, os textos enviados pela versão Web foram recebidos.

Às 15h18 (horário de Brasília), mais de 116 mil usuários registraram queixas sobre o funcionamento da plataforma, segundo a versão brasileira do site Downdetector, plataforma que monitora instabilidades em serviços online.

Desenvolvimento

Líder do FMI diz que mundo deve investir em transição verde e IA nos próximos 100 anos

O FMI projeta o Produto Interno Bruto (PIB) global 13 vezes maior do que hoje, com padrões de vida nove vezes mais elevados

14/03/2024 18h00

Continue Lendo...

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse nesta quinta-feira, 14, que o mundo deve investir nos próximos 100 anos principalmente em transição verde, inteligência artificial, computação quântica, nanotecnologia e fusão nuclear, para desenvolver uma economia e sociedade mais justas no futuro.

Em discurso na King's College, em Cambridge, sobre a economia que o mundo deve deixar para as crianças, ela também defendeu a necessidade de ouvir "não só vozes oficiais, mas também comunidades e organizações sociais", e de moldar a economia para atingir resultados concretos calcados na cooperação.

Segundo ela, o mundo deve buscar mais representatividade para sua tomada de decisão, incorporando também as vozes de países em desenvolvimento e emergentes.

Georgieva afirma que o FMI projeta dois cenários para a economia global daqui a 100 anos: o mais otimista projeta o Produto Interno Bruto (PIB) global 13 vezes maior do que hoje, com padrões de vida nove vezes mais elevados.

A visão "menos ambiciosa" aposta em um PIB três vezes maior e um padrão de vida duas vezes mais robusto. Porém, ambos os cenários dependem de um mundo que aposte em três principais áreas de investimento: a nova economia climática, a próxima revolução industrial, e investimentos em pessoas.

Caso estes investimentos sejam atingidos, ela prevê grandes avanços climáticos, mas diz ser necessário mobilizar trilhões de dólares para a mitigação, adaptação e transição verde, focando principalmente em países em desenvolvimento, "os que menos poluem e os que mais sofrem com a poluição".

Paralelo a isto, o preço do petróleo e carvão deve ser maior, afirmou Georgieva, para "refletir os custos e impactos que eles deixam para a humanidade".

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).