Segunda, 11 de Dezembro de 2017

sistema híbrido

Toyota anuncia recall de 1,9 milhão de Prius

12 FEV 2014Por terra10h:45

A Toyota anunciou nesta quarta-feira um recall de 1,9 milhão de veículos da terceira geração do Prius vendidos em todo o mundo, por conta de uma falha de programação no híbrido. Nenhum acidente foi reportado até o momento por conta do problema, de acordo com informações da agência Reuters.

Segundo a montadora, quase metade dos veículos que deverão ser recolhidos estão no Japão, e pouco mais de 700 mil nos Estados Unidos. A companhia japonesa informou que o problema estava em um software usado para controlar um conversor em um módulo que faz parte do sistema híbrido.

“A configuração do software poderia causar um estresse termal maior em alguns transistores do conversor, e esses conversores poderiam deformar ou se danificar por conta disso”, disse a Toyota em comunicado.

O problema poderia resultar em várias luzes de advertência sendo acionadas, o que provavelmente faria com que o veículo entrasse em um estado que provocaria redução de velocidade repentina.

A empresa japonesa acrescentou que, em alguns casos, o sistema híbrido poderia até mesmo ser desligado, fazendo com que o carro parasse gradualmente, mas não de forma abrupta. A montadora informou que detectou a falha em mais de 400 casos, incluindo 300 no Japão e 90 na América do Norte.

A Toyota não divulgou os custos estimados que o recall dos veículos possa ocasionar. O Prius é um dos carros mais vendidos da companhia nipônica, comercializado em todo o mundo.

Leia Também