Quinta, 22 de Fevereiro de 2018

DISPUTA PELO PODER

Todos os deputados do PR de olho na primeira secretaria

11 JAN 2011Por adilson trindade00h:00

A bancada inteira do PR está de olho na primeira secretaria da Assembleia Legislativa – o segundo cargo mais importante depois da presidência – e, se depender da maioria dos parlamentares de outros partidos, o cargo será ocupado por Londres Machado. Mas os seus colegas de bancada, Paulo Correa e Antônio Carlos Arroyo, estão decididos a não avalizar a indicação.

A base aliada do governador André Puccinelli (PMDB) defende a indicação de um parlamentar experiente para o cargo. O propósito é evitar novos escândalos envolvendo o Legislativo, como ocorreram em 2010 com a acusação sobre a distribuição de dinheiro para o Judiciário, Ministério Público e ao governador. Para um peemedebista, que pediu para não ser identificado, Londres é o mais indicado para a missão de assegurar a estabilidade institucional da Assembleia ocupando a primeira secretaria.

Arroyo e Correa, no entanto, alegam estarem há 16 anos abrindo mão da disputa por cargos na Mesa Diretora do Legislativo em favor de “grande entendimento político” e muitas vezes para ajudar o Londres. Outros parlamentares antigos não tiram a razão dos dois republicanos. Mas acham mais conveniente apoiar um deputado de credibilidade como Londres num momento de dificuldade do Legislativo.

O governador André Puccinelli não esconde, também, a sua preferência pelo histórico ex-rival político Londres Machado. Mas evita falar da questão publicamente. No próximo dia 25, depois de voltar das férias, pretende se reunir com os aliados para concluir a montagem do “chapão” da nova Mesa Diretora.

O deputado Jerson Domingos (PMDB) é o candidato preferido de André e conta com apoio da maioria dos deputados para permanecer na presidência. Ele tem votos até na bancada do PT, que deve indicar o segundo secretário da Assembleia Legislativa. O nome mais cotado para o cargo é do deputado Paulo Duarte.

Jerson, também, não vai se intrometer nas questões internas das bancadas na discussão de preenchimento de cargos na Mesa. Ele pediu, porém, uma definição do PR até o próximo dia 17 do nome para a primeira secretaria.

O deputado Onevan de Matos, do PSDB, também está de olho na primeira secretaria. Ele ameaçou bater chapa com Arroyo ou Correa. Onevan só não enfrentaria Londres.}

Papel da 1ª secretaria
À primeira secretaria cabe a superintendência de todos os serviços administrativos da Assembleia Legislativa. São atribuições do primeiro secretário, entre outras, gerir o dinheiro do Legislativo e fiscalizar as despesas, mandar organizar a folha de pagamento e ajuda de custo dos deputados, bem como verificar a dos funcionários da Casa.

Cabe ainda ao primeiro secretário proceder, juntamente com o presidente, a emissão de cheques e movimentação das contas bancárias da Assembleia Legislativa.

Leia Também