Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

Forças Armadas

Termina o prazo para alistamento militar

29 ABR 2011Por Gabriel Maymone00h:00

Termina hoje o prazo para que os jovens que completarão 18 anos até dezembro de 2011 se alistem no Serviço Militar Obrigatório. Anualmente, o período de alistamento é iniciado no primeiro dia útil de janeiro e encerra-se no último dia de abril. Como em 2011 esse último dia (30) será num sábado, a data final para os jovens comparecerem à junta militar de seu município passou automaticamente a ser sexta-feira.

O alistamento deve ser feito na Junta de Serviço Militar (JSM), localizada na Rua Antônio Maria Coelho, 300, Vila São Manoel. O jovem deverá conduzir a Certidão de Nascimento (original), uma foto 3x4 e comprovante de residência.

O alistamento militar é o ato prévio e obrigatório a que estão sujeitos todos os brasileiros do sexo masculino. A opção pela Força Armada em que o convocado deseja prestar o serviço militar é feita pela seleção geral, o que não significa que o conscrito será atendido em sua pretensão.

Existem duas formas de ingresso nas Forças Armadas. A primeira é por meio de concurso público que habilita o aprovado a entrar nas escolas militares. A segunda é por intermédio do alistamento militar.

Os jovens que não fizerem o alistamento sofrem uma série de restrições, como não poderem prestar concurso público, não fazer o título eleitoral (e portando não ser autorizado ao votar), tirar passaporte ou ser matriculado em universidade pública.
 

Leia Também