segunda, 16 de julho de 2018

CAMPO GRANDE

Terceira edição do Concurso Miss Penitenciária acontece hoje

25 NOV 2010Por NOTÍCIAS MS08h:13

A 3º edição do concurso Miss Penitenciária, que reúne as mais belas detentas do sistema prisional de regime fechado de Mato Grosso do Sul, já tem data e hora marcada. O evento será realizado hoje (25), a partir da 13h30 no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi. 

O concurso é promovido pela Agência Penitenciária (Agepen) em conjunto com a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, com o apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Assistência Social (SAS), Prefeitura de Campo Grande e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

O desfile reunirá sete representantes das unidades penais femininas do Estado: Bataguassu, Campo Grande, Corumbá, São Gabriel do Oeste, Rio Brilhante, Três Lagoas e Ponta Porã. O concurso será aberto para as internas do Estabelecimento Penal Irmã Irmã Zorzi, onde haverá a distribuição e sorteio de prêmios. 

De acordo com a coordenadora de unidades penais femininas da Agepen, Jane Stradiotti, o evento tem o objetivo de promover a integração e ressocialização das detentas à sociedade. “Nosso intuito é fazer a interligação da mulher em situação prisional com a sociedade civil, acima de tudo, elevando a sua autoestima”, explica a coordenadora e uma das organizadoras do evento.

Segundo a coordenadora, a autoestima é o principal benefício dessa reintegração das internas. “Temos observado, nos últimos concursos, que a internas ficam felizes após o desfile. O concurso funciona como espécie de resgate da autoestima das detentas, portanto pretendemos seguir em frente durante os próximos anos”, afirma Jane.

As candidatas se apresentarão nos trajes banho, country e gala (vestido longo). Elas serão avaliadas nos quesitos beleza, simpatia, postura, elegância e desenvoltura. As concorrentes terão direito à produção de cabelo e maquiagem feitos por profissionais. 

O evento faz parte da campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Para a coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Carla Stephanini, além da autoestima, o concurso oferece mais visibilidade à interna. “É muito importante incentivarmos eventos como esse, pois oportunizam sobretudo a visibilidade da interna à sociedade, contribuindo para a elevação da sua autoestima”. 

A animação do evento ficará por conta da cantora Michelle e banda. Em relação aos prêmios, a interna que vencer irá ganhar uma televisão e as tradicionais faixas e coroa. A que se classificar em segundo lugar ganhará um aparelho de DVD, e em terceiro, um ventilador. O corpo de jurados do desfile terá representantes de instituições públicas do Estado. 

Leia Também