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Temporada de exibições gratuitas começa amanhã

Temporada de exibições gratuitas começa amanhã

Notícias MS

09/03/2014 - 07h32
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A Fundação de Cultura do governo do Estado, em parceria com o Curso de Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, realiza de 10 a 14 de março (segunda a sexta-feira), sempre às 19h, no Museu da Imagem e do Som, a“Mostra Cine Cênico”, que abre a temporada de exibições gratuitas de filmes do projeto CineMIS.

A mostra de março tem curadoria do professor Marcus Villa Góis, da UEMS, e homenageia o Dia Internacional do Teatro (27 de março). Reúne obras, em sua maioria, encenadas em teatro e posteriormente adaptadas ao cinema. Os filmes selecionados apresentam referências a diferentes estilos do fazer teatral.

Entre eles está “A Morte do Caixeiro Viajante”(1985), de Volker Schlöndorff, que faz referência ao realismo psicológico na dramaturgia de Artur Miller enquanto “A Ópera dos 3 Vinténs” (1931), de Georg Wilhelm Pabst, tem ligação com o teatro épico de Bertolt Brecht. Já o filme “A Última Tempestade” (Prospero’s Book - 1991), de Peter Greenaway, é uma livre adaptação da obra de Shakespeare. “Vestido de Noiva” (2006), de Joffre Rodrigues, representa o teatro nacional, especialmente Nelson Rodrigues e “Esperando Godot” (2002), de Mivhael Lindsay-Hogg, traz a referência de Beckett e do teatro do absurdo.

A Mostra Cine Cênico é homônima do projeto de extensão desenvolvido pelo professor Góis na UEMS que visa à exibição e ao debate de filmes relacionados com as práticas teatrais. Dentro do projeto do CineMIS tem o objetivo de propor uma reflexão sobre o mundo contemporâneo por meio do cinema. Em parceria com a academia serão debatidas as relações entre o cinema, o teatro e a representação de diferentes referenciais teatrais.

Na mostra o público poderá conferir Dustin Hoffman interpretando Willy Loman, personagem principal de “A Morte do Caixeiro Viajante” e os cenários pintados por Greenaway adaptados de “A Tempestade de Shakespeare”. O representante nacional na mostra advém da obra de Nelson Rodrigues. “Vestido de Noiva”, cujo texto é de 1943, é um divisor de águas na dramaturgia brasileira. A música original de Kurt Weill, parceiro de Brecht, em“A Ópera dos Três Vinténs”, poderá ser comparada à “Opera do Malandro”, de Chico Buarque. Já a condição humana do pósguerra descrita por Beckett, Prêmio Nobel de Literatura de 1969, será sentida em “Esperando Godot”.

Nesta edição serão convidados professores, psicólogos (em parceria com a Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul –SPMS) e organização de alunos representando o Programa de Integração ao Aluno (Proinca) para debater os filmes. As discussões girarão em torno da estética das obras de cinema, tendo em vista o teatro, a fotografia e os aspectos psicológicos das personagens e das tramas.

A coordenação dos debates será feita pelo curador da Mostra, professor Marcus Villa Góis, que receberá diferentes debatedores de acordo com as afinidades entre as pesquisas desenvolvidas pelos professores e psicólogos convidados.

Serviço
As exibições acontecem de 10 a 14 de março (segunda a sexta-feira), sempre às 19 horas e são gratuitas. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. Para mais informações sobre a programação do museu acesse www.misms.com.br . O e-mail do MIS é [email protected] . Telefone: (67) 3316-9178.

Confira as sinopses e a programação:
10 de março (segunda-feira) - A Morte do Caixeiro Viajante (Death of a Salesman) - Escrita por Arthur Miller, a peça estreou em 1949. A versão desse filme foi dirigida pelo diretor alemão Volker Schlöndorff e foi voltada para a rede de tv americana. É centrado no conflito entre o caixeiro viajante Willy Loman (Dustin Hoffman), seu filho (John Malkovich) e Happy (Stephen Lang). Loman, que passou muitos anos longe, é um mestre da representação e tenta passar a limpo sua vida junto à família. Seu filho, Biff, nunca perdoou o pai por ter traído a mãe dele em uma de suas viagens. Em desafio ao pai, Biff não frequentou a escola e leva a vida fazendo bicos. A busca de reconciliação entre os dois vai levar a muitos conflitos. Diretor Volker Schlöndorff (Drama, 130min, 1985) / Referência: Realismo Psicológico - Artur Miller/ Atores: Dustin Hoffman, Kate Reid, Jonh Malkovich. Debatedores: Christiane Araújo, José Barreto do Santos, Cristina Matogrosso e a psicóloga Debora Alexandre de Jesus.

11 de março (terça-feira) - Vestido de Noiva - Após ser atropelada, Alaíde passa a relembrar os acontecimentos de sua vida. Ela entra em um lugar cheio de mulheres procurando a cortesã Madame Clessi. Mas uma lembrança, que ela não sabe se é verdadeira, pode indicar que o acidente que sofreu foi intencional. Entre delírios e realidades passa a lembrar de seu casamento. Diretor Joffre Rodrigues (Drama, 110min, 2006) / Referência: Nacional, Nelson Rodrigues / Atores: Marília Pera, Simone Spoladore, Letícia Sabatela, Marcos Winter. Debatedores: Carin Louro, Marcos Bessa, Maurício Copetti e a psicóloga Gleda Brandão Coelho Martins Araujo.

12 de março (quarta-feira) - A Última Tempestade (Prospero’s Book) - Recriação da peça "A Tempestade" de William Shakespeare, com Sir John Gielgud no papel de Próspero. Um dos filmes visualmente mais luxuriantes e barrocos de um cineasta que normalmente já é conhecido pela experimentação visual. A literatura se faz dominante, quando os livros são mostrados com enorme detalhismo em sua tipografia, caligrafia e ilustrações extremamente ricas. Estas cenas são sobrepostas às imagens da ação transcorrida ou às de John Gielgud narrando-as. Como na peça, que o roteiro do filme recria, Próspero vive numa ilha com sua filha Miranda, após ter sido banido pelo Rei de Nápoles. Mas o destino faz com que seus inimigos venham a sua ilha, dando início a um romance proibido e a uma série de conspirações e vinganças. Diretor Peter Greenaway (Drama, 120min, 1991) / Referência: Shakespeare, A Tempestade / Atores: John Gielgud, Michel Clark, Isabelle Pasco. Debatedores: Gabriela Salvador, Denise Naschif, Fernandes Ferreira de Souza e a psicóloga Paula Francisca Andrade Mittelstaedt.

13 de março (quinta-feira) - A Ópera dos 3 Vinténs (Die 3 Groschen-Oper) - Em Londres, na virada do século XIX para XX, Mack, conhecido como "Mack Navalha", um bandido da época, casa-se com Polly, sem que o pai dela, Peachum, conhecido como o "Rei dos mendigos", tenha conhecimento. Versão restaurada da famosa adaptação de G. W. Pabst para o lendário musical de Brecht que inspirou Chico Buarque em A Ópera do Malandro. Música de Kurt Weill. O filme foi banido pelo Partido Nazista em 1933 e teve cópias destruídas. Foi restaurado e reconstruído na década de 1960. Diretor Georg Wilhelm Pabst (Musical, 110min, 1931) / Referência: Marxismo, Bertolt Brecht / Atores: Rudolf Forster, Carola Neher, Reinhold Schünzel. Debatedores: Alunos do Proinca e a participação especial de Ligia Marina.

14 de março (sexta-feira) - Esperando Godot (Waiting For Godot) - Adaptação da peça "Esperando Godot" de Samuel Beckett. Escrita em 1952, a peça desperta a atenção três anos depois numa montagem na Broadway. O enredo é de difícil compreensão para o público da época: dois vagabundos esperam infinitamente ao pé de uma árvore por um indefinível Sr. Godot, que jamais comparecerá ao encontro marcado. Os dois dias em que a peça se passa são absolutamente idênticos: a situação permanece a mesma do começo ao fim. Num vácuo dramático que revela uma abertura e originalidade teatrais sem precedentes na história da dramaturgia universal. Por meio dessa parábola, Beckett retrata a solidão e a incomunicabilidade entre os homens, fruto do ceticismo europeu apregoado por muitos autores após a Segunda Guerra Mundial. Dir. Michael Lindsay-Hogg (Drama, 113min, 2001) / Referência: Teatro do Absurdo, Samuel Beckett / Atores: Barry McGovern, Johnny Murphy, Alan Stanford, Stephen Brennan, Sam McGovern. Debatedores: Alunos do Proinca.

"GUERRA CIVIL"

Maior ameaça à democracia no mundo é a polarização, diz o ator Wagner Moura

Ator diz que filme"Guerra Civil" soa um importante alarme sobre esses riscos

19/04/2024 11h00

Wagner Moura em "Guerra Civil", filme que chega aos cinemas brasileiros nesta semana Foto: Divulgação

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Para Wagner Moura, "Guerra Civil", filme que chega aos cinemas brasileiros nesta semana, soa um importante alarme sobre os riscos da polarização que assombra países como Estados Unidos e Brasil nos últimos anos.

"Este é um filme que mostra que a polarização é a maior ameaça à democracia no mundo moderno", diz ele sobre o longa dirigido por Alex Garland, um blockbuster americano que acena também para a realidade política brasileira, em sua opinião.

"Guerra Civil" conta a história de um grupo de jornalistas, do qual Moura faz parte, que tenta chegar a Washington para entrevistar o presidente dos Estados Unidos, um líder do qual não sabemos muito, mas que pelas dicas do roteiro é claramente fascista, nas palavras do ator baiano.

"Mas eu acho, sinceramente, que ligar esse personagem a figuras reais é um desserviço ao filme. Não há na trama uma agenda ideológica. E você sabe que eu sou uma pessoa que não tem medo de falar as coisas", diz Moura ao ser questionado sobre a proximidade do personagem com líderes que acirraram a era de polarização em que vivemos, como Donald Trump e Jair Bolsonaro.

O filme é uma distopia política cheia de imagens do que poderia ser os Estados Unidos caso o racha entre democratas e republicanos, ou liberais e conservadores, se acentue. Na trama, forças favoráveis e contrárias ao presidente vivido por Nick Offerman se enfrentam e destroem a nação. São várias as imagens de pontos icônicos do nacionalismo americano bombardeados, como a Casa Branca.

"A gente sabe muito bem o que é a polarização. O mundo todo sabe. E para os americanos o filme gera uma dissonância cognitiva, porque eles estão acostumados a ver essas cenas em filmes sobre guerras no Oriente Médio. Agora estão vendo em Washington", diz ainda Moura.

GUERRA CIVIL

- Quando Estreia nesta quinta (18), nos cinemas
- Classificação 18 anos
- Elenco Wagner Moura, Kirsten Dunst e Cailee Spaeny
- Produção EUA, Reino Unido, 2024
- Direção Alex Garland

MEIO AMBIENTE

MS avalia condições de pagamento antes de regularizar Fundo Pantanal

Até o momento, Governo não conseguiu recursos externos para financiar o Fundo, e conta com os R$ 40 milhões de investimento próprio; Expedições estão sendo feitas ao Pantanal para regulamentação

19/04/2024 09h30

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fala sobre a criação de fundo biomas em Campo Grande Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

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Quatro meses após a sanção da Lei do Pantanal, o Governo do Estado ainda está avaliando as condições de pagamento aos produtores para regulamentar o Fundo Clima Pantanal.

No final de março, uma expedição percorreu os pantanais da Nhecolândia, do Paiaguás e do Abobral, pra reunir informações e elaborar o texto de regulamentação do fundo. 

Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, a regulamentação do Fundo Clima Pantanal deve sair até o final desse semestre, e uma nova expedição, agora com o setor de Organizações Não Governamentais (ONGs) e ambientalistas como o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e o SOS Pantanal, será realizada no dia 22 de maio. 

“Nós temos que ver o que nós vamos pagar do Programa de Serviços Ambientais (PSA) e por isso fizemos aquelas expedições, e vai ter uma agora, com as ONGs, para a gente ver o que realmente vai ser remunerado aos produtores”, comentou Verruck. 

Ainda de acordo com o secretário, o Fundo Pantanal possui atualmente apenas o investimento realizado pelo próprio governo do Estado, de R$ 40 milhões, e a Semadesc tem trabalhado na divulgação, tanto do fundo, quanto da Lei do Pantanal, para tentar angariar recursos para a iniciativa, no entanto, Jaime Verruck aponta que ainda não houve nenhuma sinalização clara de aceitação. 

“Nós estamos apresentando em todos os fóruns para tentar conseguir recurso internacional. Nesse momento o que nós temos é os R$ 40 milhões do Governo do Estado.

Como a própria ministra destacou, hoje todo mundo está avançando na estrutura de seus fundos, então nós estamos apresentando, mas até agora não temos nenhuma sinalização clara de alocação de algum recurso”, esclareceu o secretário. 

A iniciativa de criação de fundos para conseguir recursos para a preservação de biomas, como Mato Grosso do Sul fez em relação ao Pantanal, é algo que vem sendo pensado para outros ecossistemas, como o Cerrado e a Caatinga, e que já foi posto em prática na Amazônia Legal, através do Fundo Amazônia. 

Em dezembro, no evento de sanção da Lei do Pantanal, a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MAMC), Marina Silva, afirmou que tinha sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a criação de um fundo nacional para os biomas brasileiros, similar ao Fundo Amazônia. 

A ideia era de que com o fundo todos os biomas do país fossem contemplados e pudessem angariar recursos que seriam direcionados principalmente para a sua preservação, podendo inclusive, fazer parcerias com fundos estaduais já criados, como o Fundo Pantanal. 

A ministra relata que o debate que está sendo feito com os governos estaduais atualmente, está sendo direcionado para os planos de combate ao desmatamento em todos os biomas, e que nesse diálogo, surgiu o interesse de criação de fundo para esses ecossistemas. 

“A Amazônia tem um apelo muito grande e ela já tem um fundo, mas os demais biomas, se a gente fizesse uma composição, talvez a gente tivesse mais eficácia. Mas eu compreendo, porque cada bioma quer ter o seu fundo, quer ter seu espaço, e essa é uma discussão que a gente está fazendo com os consórcios de cada região”, informou a ministra. 

A deputada federal Camila Jara (PT), acrescentou ainda que existe uma legislação tramitando para a criação de um fundo que abrange todos os biomas brasileiros, e que está na Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados, sendo o parlamentar Pedro Campos (PSB-PE), o principal nome para ser o relator. 

“Eu acho que o melhor seria se a gente criasse um fundo biomas, e aí sim, em vez de ter uma ‘moqueca de dinheiro’ em cada fundo, a gente pudesse ter um fundo que pudesse receber, inclusive, recursos das emendas parlamentares, das emendas de bancada, para que a gente possa mudar a história do enfrentamento do desmatamento, do ataque ao Pantanal, que a gente possa virar essa página”, comentou Marina Silva, em seu discurso durante visita à Campo Grande, nessa quinta-feira.

O Fundo Amazônia, principal modelo de iniciativa voltada para captar doações para investimentos em ações de prevenção, combate e monitoramento do desmatamento e promoção da conservação, criado em 2008, recebeu até o fim de 2022 R$ 3,396 bilhões em recursos da Noruega, Alemanha e Petrobrás.

SERVIÇOS AMBIENTAIS 

Além da iniciativa do Fundo Clima Pantanal, o governo de MS também possui, desde dezembro de 2021, o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que “visa a conservação das florestas e demais formas de vegetação natural privadas existentes, restauração ecológica das florestas e demais formas de vegetação natural privadas, conversão de pastagens e terras degradadas para usos alternativos da terra”, expõe o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). 

Em junho do ano passado, o programa foi estendido para esforços de restauração e proteção da biodiversidade, clima e estoques de carbono no âmbito das bacias hidrográficas. O PSA abrange um total de 571.800 hectares de áreas que se comprometeram com a conservação ambiental.

Já de acordo com a Lei do Pantanal, a prioridade é a preservação dos corredores de biodiversidade, delimitados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os produtores devem receber pela preservação da fauna e flora pantaneira, pela recuperação de pastagens degradadas, recuperação de vegetação nativa, entre outros. 

Não há mais informações sobre os critérios que serão adotados para a participação dos produtores no fundo.

SAIBA

De acordo com a lei, o Fundo Clima Pantanal poderá ter outras fontes de financiamento, como multas ambientais aplicadas pelo Imasul, emendas parlamentares, transferências de saldos de outros fundos e recursos de venda de crédito de carbono.

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