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terça, 19 de fevereiro de 2019 - 16h03min

Tempo para religar luz cai de 48h para 24h

11 SET 10 - 09h:14
Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que unifica e cria novas regras para a relação entre distribuidoras e consumidores de energia reduziu os prazos para ligação e religação do fornecimento de luz a clientes que vivem em áreas urbanas. O tempo para retomada da energia nos casos de consumidores que já têm uma conta mas tiveram interrupção, por algum motivo, caiu de 48 horas para 24 horas após a solução do problema que gerou o corte, como conserto de cabos.
O prazo vale mesmo que o motivo do corte seja falta de pagamento. Para clientes residenciais que precisam de nova ligação, por mudança de endereço ou aquisição de imóvel, a espera caiu de três para dois dias úteis.
Novas ligações para grandes consumidores, como indústrias, que antes levavam 10 dias, deverão ser feitas em sete dias úteis. A Aneel mudou as regras para o corte da energia no caso de não pagamento da conta. Mas manteve a determinação de que a interrupção só pode ocorrer após 15 dias da notificação do atraso.

Dezembro
A diferença, agora, é que a Aneel fixa o máximo de 90 dias para que um boleto não pago gere corte. Se o consumidor não paga a conta de um mês e quita as próximas tarifas, ele não é notificado do débito anterior em até 90 dias – o corte não pode mais ser feito.
A distribuidora pode cobrar a fatura, mas não cortar a luz. A regra vai entrar em vigor a partir do dia 1º de dezembro. Em Mato Grosso do Sul, mais de 700 mil consumidores serão contemplados.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

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