Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Tempo é fundamental para recuperação de parentes das vítimas da Kiss

26 JAN 14 - 10h:15AGÊNCIA BRASIL

O professor de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul e coordenador adjunto do Núcleo de Pesquisa em Trauma e Estresse, Christian Kristensen, foi uma das dezenas de pessoas que ajudaram no resgate dos jovens que estavam, no dia 27 de janeiro de 2013, na Boate Kiss. Para ele, o tempo é fundamental na recuperação psicológica não só das vítimas como, também, da população que foi impactada pela dimensão da tragédia.

A seu ver a lembrança sempre estará presente. Os dois primeiros meses após um acidente como o que ocorreu na Kiss, o esperado é que os sobreviventes consigam retomar à rotina.

Kristensen também é responsável pelo treinamento de profissionais para promover a atenção à saúde mental. O professor explicou que, no caso em questão, no primeiro momento a preocupação maior foi com as condições físicas das pessoas, sem deixar de lado o aspecto emocional.

Hoje, ao comentar o trabalho, ele destacou que “o normal é sentir tristeza, mas aos poucos ir se recuperando”. O professor acrescentou que “se isso não está acontecendo, é preciso buscar ajuda especializada”. Ele ponderou que existem casos que a pessoa não percebe que está tão mal. “Não digo que tem que ficar feliz, mas a vida tem que seguir seu curso”.

Após a tragédia, foi criado o Centro Integrado de Atenção às Vítimas de Acidente (Ciava). O núcleo funciona no Hospital Universitário de Santa Maria e foi instalado por uma parceria entre as esferas federal, estadual e municipal. No local, uma equipe multiprofissional desenvolve o trabalho de acolhimento e atenção básica dos sobreviventes.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Homem é morto a tiros ao chegar na casa da namorada
PONTA PORÃ

Homem é morto com 16 tiros na fronteira

MUNDO

Manifestantes em mais de 150 países defendem meio ambiente

MUDANÇAS

Sancionada MP que permite que bancos abram aos sábados

Professores também podem lecionar no domingo
Deputado é criticado por <br> fazer copia e cola de lei federal
PROTEÇÃO DE DADOS

Deputado é criticado por
fazer copia e cola de lei federal

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião