Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quarta, 21 de novembro de 2018

Tempestade solar atinge Terra no sábado

14 JUL 2012Por ig06h:00

Uma tempestade solar está se aproximando da Terra neste fim de semana, mas cientistas afirmam que ela não deve causar problemas ao planeta.

Uma rajada de partículas solares deve chegar à Terra na manhã do sábado (14) e atingir o campo magnético da Terra. O serviço de previsão de clima espacial americano afirmou que será um evento de menor magnitude e não é esperado maiores transtornos nas redes elétricas e nos sistemas de comunicação.

A tempestade solar teve início na quinta-feira (12), quando o Sol liberou labaredas que partiram em direção à Terra em 4,8 milhões de km/h.

Embora as tempestades solares causem preocupação pelo fato de poderem criar problemas em redes elétricas e sistemas de comunicação e voos interpolares, há também um lado bom: elas tendem a intensificar o espetáculo de cores e luzes da aurora dos Polos Norte e Sul. Cientistas dizem que o colorido da aurora no Polo Norte poderá ser visualizado nesta semana até a fronteira entre o Canadá e Estados Unidos assim como no Norte da Europa.

As tempestades geomagnéticas e de radiação são cada vez mais frequentes à medida que o Sol evolui de seu período de mínima a máxima atividade nos próximos anos, mas os possíveis danos são apenas materiais -- não há risco para a saúde humana.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também