Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

MUNDO

Temendo tsunami, Califórnia retira moradores de algumas áreas

Temendo tsunami, Califórnia retira moradores de algumas áreas
11/03/2011 12:21 - ESTADÃO


Moradores de partes do norte da Califórnia deixaram suas casas nesta sexta-feira depois de terem sido avisados de que um tsunami, desencadeado pelo forte terremoto no Japão, poderia chegar ao litoral de Estados Unidos e Canadá.

As ondas poderiam atingir 2 metros de altura ao chegar à costa norte do Estado, informou um porta-voz do serviço de emergência da Califórnia.

Autoridades de outro Estado norte-americano, o Oregon, orientaram os moradores da região costeira a deixar suas casas e ordenaram o fechamento das escolas na área.

O Canadá emitiu avisos de tsunami para partes da região da Colúmbia Britânica. O governo informou acreditar que um tsunami de pequena dimensão poderia afetar edifícios na costa ou provocar fortes correntes nos portos, isolando regiões costeiras.

Governos locais foram orientados a esvaziar marinas, praias e outras áreas situadas abaixo do nível normal da maré. 

Felpuda


Considerados “traíras” por terem abandonado o barco diante dos indícios da chegada da borrasca à antiga liderança, alguns pré-candidatos terão de se esforçar para escapar da, digamos assim, vingança, velha conhecida da dita figurinha. Dizem por aí que há promessas nesse sentido, para que os resultados dos “vira-casacas” nas urnas sejam pífios. Sabe aquela velha máxima: “Pisa. Mas, quando eu levantar, corre!” Pois é...