Sexta, 23 de Fevereiro de 2018

ESPAÇO

Telescópio da Nasa já detectou mil potenciais planetas fora do Sistema Solar

3 FEV 2011Por R702h:00

O telescópio especial Kepler, da Nasa (agência espacial dos EUA), tem o registro de mais de mil possíveis planetas fora do nosso Sistema Solar, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (2). Com isso, o número de exoplanetas, que são aqueles que orbitam outras estrelas que não o Sol, pode dobrar – até hoje, sabe-se da existência de cerca de 500 desses planetas.

Esses exoplanetas ainda não foram confirmados, mas a expectativa é de que 90% deles tenham a existência verificada.

O telescópio, que pesa pouco mais de uma tonelada e orbita ao redor do Sol em uma posição entre Marte e a Terra, foi lançado em 2009 com o objetivo de identificar planetas além do Sistema Solar, com a esperança de encontrar algum com condições de vida.

Desde que os cientistas localizaram o primeiro planeta desse tipo, em 1992, eles confirmaram também a presença de outros 500. Os primeiros dados enviados pelo Kepler revelaram, por exemplo, que os planetas menores que Júpiter, o maior do sistema solar, são mais comuns que os planetas gigantes.

Alguns dos planetas achados pelo Kepler têm tamanho parecido com o da Terra, o que indica que eles têm mais potencial para abrigar vida.

Leia Também