Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CASAS

Tecnologia permite customizar cozinha nos mínimos detalhes

Tecnologia permite customizar cozinha nos mínimos detalhes
09/09/2012 00:00 - TERRA


Foi-se o tempo em que cozinha planejada era sinônimo de ambiente pré-fabricado. Graças a parcerias e novas tecnologias as lojas do gênero hoje oferecem projetos totalmente personalizados, em que o cliente escolhe desde as mais mínimas especificações dos móveis até os eletrodomésticos.

Murillo Schattan, sócio da Ornare, conta que a empresa trabalha com a Viking e a GE, conhecidas fabricantes de equipamentos de cozinha. A Kitchens, por sua vez, tem parceria com a Kitchen Aid, dos Estados Unidos. Tudo para agradar ao cliente, pois, segundo Alexandre Toffani, gerente de produtos da Kitchens, “o gosto dos brasileiros por cozinha tem crescido bastante”. Entre as coisas que os interessados escolhem estão eletrodomésticos, geladeiras, fornos, cooktops e até mesmo coifas. Todos esses equipamentos são exclusivos e, alguns, importados.

Outra inovação são as possibilidades de customização dos móveis. Alexandre Toffani, da Kitchens, diz que a empresa usa uma tecnologia alemã de fabricação que permite aproveitar todos os espaços possíveis. “Não trabalhamos com modulados, mas sim com cortes de precisão milimétrica.” Além disso, hoje o cliente pode escolher o material do corpo das peças, os revestimentos, os puxadores e até os tampos. Não existe, portanto, a possibilidade de dois projetos saírem iguais. E os móveis sempre se adaptam ao tamanho da cozinha, mesmo as menores, onde as peças com medidas personalizadas ajudam a aproveitar melhor o espaço escasso.

A tecnologia também tem ajudado a trazer produtos novos e exclusivos ao mercado das cozinhas planejadas. Toffani lembra do corian, material muito resistente desenvolvido pela Dupont e utilizado em tampos de cozinha. “Começou em laboratórios e hoje está nas cozinhas.” Já Edson Busin, diretor de marketing da Dell Anno, diz que existem portas que abrem automaticamente, apenas com um toque, e gavetas aquecidas ou refrigeradas. Além disso, o representante da Dell Anno conta que a empresa tem se associado a grandes marcas e estilistas brasileiros para produzir revestimentos exclusivos. “Fizemos uma parceria com o Reinaldo Lourenço, que criou uma estampagem com influência francesa do século XVIII, e, com o uso de tecnologia alemã, o revestimento fica com cara e textura de pano.”
 

Felpuda


Alguns políticos estão se aproveitando deste momento preocupante de pandemia para sugerir projetos oportunistas que, em alguns casos, são de resultados extremamente duvidosos. O mais interessante – para não dizer outra coisa – é que se for analisado o desempenho normal dessas figuras, verifica-se que essa preocupação toda nunca esteve no topo das suas prioridades. Ano eleitoral é assim mesmo. Lamentável!