Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

Tecnologia em excesso acaba com capacidade de dormir bem

11 MAR 2011Por Revista Galileu03h:41

Uma pesquisa da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos detectou que o uso excessivo de aparelhos eletrônicos antes de dormir está reduzindo a qualidade e o tempo de sono dos americanos.

De acordo com a pesquisa, 95% dos norte-americanos usam algum tipo de aparelho eletrônico uma hora antes de ir para a cama, o que pode diminuir a qualidade do sono ao longo da noite. A pesquisa descobriu também que 43% dos americanos entre 13 e 64 anos dizem que raramente ou nunca conseguem ter uma boa noite de sono. Mais da metade (60%) dessas pessoas dizem que enfrentam um problema de sono todas as noites ou quase todas as noites.

"A exposição à luz artificial entre o anoitecer e a hora em que vamos para a cama suprime a liberação do hormônio melatonina, que melhora o sono, aumenta o estado de alerta e muda o ritmo do nosso relógio circadiano, tornando mais difícil o adormecer", afirma o médico Charles Czeisler, PhD da Harvard Medical School.

De acordo com a pesquisa, aparelhos com telas que emitem luz - telefones celulares, televisões, tablets e computadores - invadiram o quarto e contribuem para o alto número de pessoas que relatam falta de sono ou sono conturbado.

Antigamente, o grande vilão do sono no quarto era a televisão. Agora, além da televisão, existem muitos outros aparelhos eletrônicos que diminuem a liberação de hormônios do sono e aumentam o estado de alerta das pessoas.

"Minha pesquisa compara o modo como as tecnologias que são 'recebidas passivamente', como TVs e música, são diferentes daquelas interativas, como telefone celular, videogame e internet", explica Michael Gradisar, da Universidade Flinders, na Austrália. Segundo Gradisar, os dispositivos interativos deixam as pessoas mais alertas e interrompem o processo de início do sono.

Veja algumas dicas da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos para ter uma noite de sono melhor:

- Tenha uma rotina diária. Vá para a cama e acorde sempre no mesmo horário.
- Diminua a iluminação da casa quando estiver chegando perto da hora de dormir.
- Faça exercícios regularmente durante a manhã e evite atividades que exigem muito esforço durante a noite.
- Estabeleça uma rotina relaxante durante a noite. Tenha tempo para desacelear o corpo antes de ir para a cama.
- Evite bebidas com cafeína, chocolate e cigarros durante a noite.
- Evite o uso de aparelhos eletrônicos durante a noite.
- Evite o uso de aparelhos eletrônicos (em qualquer horário) no quarto em que você dorme.

Leia Também