quinta, 19 de julho de 2018

METROLOGIA

Taxímetros são vistoriados pela agência

19 NOV 2010Por Da Redação13h:40

A Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, está realizando a verificação metrológica de taxímetros de Campo Grande, que é anual e obrigatória. De acordo com o diretor-presidente da Agência, Sérgio Maia, todos os proprietários de táxis devem comparecer na sede da AEM para o procedimento, conforme relação dos pontos de táxis e de datas. “Todo taxímetro verificado mostra a marca oficial do Inmetro”, lembra Sérgio Maia.

A taxa de verificação é de R$ 37,50. Segundo o técnico metrológico Márcio André Yamaura, os taxistas da Capital são convocados por meio de ofício encaminhado ao Sindicato dos Taxistas, e o não comparecimento na data prevista acarretará em autuação. Ele explica que na inspeção, os técnicos verificam metrologicamente juntamente com o taxista, se o taxímetro está de acordo com as normas do Inmetro, nas bandeiras 1 e 2. “Esse procedimento acontece em uma pista demarcada próxima ao Lago do Amor. Nós também verificamos os tamanhos dos pneus (aros), o lacre e o selo de verificação”, cita Yamura.

Dicas ao consumidor

Ao entrar no táxi, o passageiro pode verificar se o aparelho possui o lacre amarelo e o selo de verificação anual do Inmetro. O taxista deve sempre ligar o aparelho na presença do passageiro.

Serviço

Se o consumidor tiver dúvidas ou verificar que o táxi não possui o selo do Inmetro ou que o lacre está rompido, pode ligar gratuitamente para a Ouvidora da Agência: 0800 67 52 20.

Leia Também