Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quarta, 14 de novembro de 2018

decoração

Tapetes tornam ambientes mais bonitos e aconchegantes

7 SET 2012Por TERRA00h:00

Aconchegante. Essa é a primeira palavra que vem à cabeça quando pensamos em tapetes. Além de aumentar o conforto de um ambiente, essa é uma peça importante na decoração. Entretanto, se não for usada corretamente pode arruinar a estética de um cômodo.
Antes de sair para comprar um tapete meça o ambiente onde a peça será colocada. O gerente comercial da Atlantik Tapetes, João Alfredo Basile, explica que, para a sala de estar, é necessário saber o tamanho do estofado. E, para a sala de jantar é crucial conhecer o tamanho da mesa. “Para a mesa de jantar é recomendado aumentar 65 centímetros, de cada lado, a mais da medida da mesa”, diz o proprietário da Naturale Tapetes, Antônio Carlos Ribeiro. Este tamanho é importante para dar espaço para afastar a cadeira sem que ela prenda no tapete.

Para a sala é preciso aumentar 50 centímetros de cada lado em relação à medida do estofado. “É elegante colocar 30 centímetros do tapete na parte debaixo do sofá. Isso também traz uma maior sensação de aconchego”, completa Ribeiro. Outro ponto a ser levado em conta é a textura. “Na sala de jantar e em lugares com muito trânsito o tapete tem que ter alta densidade (fio mais compacto) e baixa espessura (entre 10 e 12 milímetros)”, explica Basile. Há sempre o risco de cair comida no lugar e um tapete desse tipo é mais fácil de limpar.

Onde o aconchego é crucial, como a sala de estar e do home theater, o tapete deve ter uma espessura alta (a partir de 30 milímetros) e fios macios. O tapete pode ser de fio singelo (único) ou frisado (com mais de dois fios). Basile recomenda o de seda chinesa ou de shaggy porque eles são bem macios. Já para o escritório, indica o uso de carpete. “Tanto pela melhor acústica, como pelo conforto”. Isso sem falar na segurança, pois o tapete pode enrolar na cadeira com rodas e causar algum acidente. Cada ambiente pode ter um tipo de decoração e um tapete de acordo com o estilo do cômodo. “Em um loft, que integra vários ambientes, pode-se misturar cores e tipos em vários locais”, afirma Basile.

Desenhos geométricos, pixels, ziguezagues, abstratos, florais, marmorizados e patchwork são tendências fortes. “O patchwork destonado ainda continua na moda, embora seja tendência há uns três anos”, diz Basile. “Os clássicos medalhões, tipo persa, e listrados, sempre estão na moda”, completa. Cores pastéis, tons terrosos e neutros, como o marfim, café e castor, além do cinza, preto e até o vermelho são cores que sempre estão presentes. O preto é considerado elegante e compõe ambientes monocromáticos, preto e branco. Já para o público mais ousado, a aposta são cores fortes como laranja, pink, amarelo canário e azul claro. “A tendência dos anos 80 que está nas roupas chegou aos tapetes”, diz Basile. Ribeiro confirma a busca por tapetes coloridos. “Azul turquesa é uma tendência na Europa que já chegou ao Brasil”, afirma.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também