Domingo, 18 de Fevereiro de 2018

Taleban ataca trabalhadores em rodovia afegã

19 AGO 2010Por 03h:15
     

Combatentes do Taleban atacaram ontem (19) um grupo de trabalhadores da construção civil no sul do Afeganistão, matando e ferindo diversas pessoas. O comando dos Estados Unidos informou que um soldado foi morto ontem, também no sul, onde forças internacionais e afegãs avançam em áreas ocupadas pelos insurgentes.

Esta morte eleva para pelo menos 17 o número de militares norte-americanos mortos no Afeganistão neste mês. Sessenta e seis soldados dos Estados Unidos morreram em julho, o mês mais mortífero para o país em nove anos de guerra.

O ataque aos trabalhadores da estrada ocorreu no distrito de Sangin, na província de Helmand, segundo Salam Khan Durrani, funcionário da empresa que faz as obras da estrada. Ele disse que várias pessoas foram mortas ou feridas, mas não tinha números exatos porque o confronto ainda estava em andamento.

O porta-voz da província, Dawood Ahmadi, disse que os trabalhadores e os seguranças da obra pediram ajuda às forças de segurança afegãs, mas não forneceu mais detalhes. O grupo trabalhava na principal estrada que vai de Sangin à capital da província, Lashkar Gah. Sangin tem sido palco de sangrentos combates entre o Taleban e as foras da coalizão.

 

Otan

Na província vizinha de Kandahar, oito soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ficaram feridos quando o helicóptero onde estavam fez um pouso forçado durante uma operação conjunta com as forças afegãs. Segundo informações iniciais, a aeronave não foi alvo de fogo inimigo, mas uma investigação sobre as causas do acidente está sendo realizada.

No leste, dois civis afegãos foram mortos e 14 ficaram feridos hoje quando um caminhão que carregava combustível explodiu no distrito de Bati Kot, na província de Nangarhar. A explosão também destruiu três veículos civis e causou danos às lojas próximas. O incidente está sendo investigado, mas informações iniciais indicam que um artefato explosivo foi a causa da explosão, informou a Otan.

                Ontem, uma força formada por soldados afegãos e da Otan matou 12 insurgentes no distrito de Puli Alam, na província de Logar. Dentre os mortos estava Qari Muir, que ocupou vários cargos no Taleban, dentre eles o de vice-governador. Insurgentes foram vistos preparando um ataque às forças da coalizão e foram mortos durante um ataque aéreo. Um esconderijo de armas, onde havia foguetes, munição e equipamentos para a fabricação de bombas também foi destruído.

Leia Também