Quinta, 22 de Fevereiro de 2018

Tai Chi é benéfico para a saúde e qualidade de vida dos idosos

3 JUL 2010Por 14h:00
     

Duas técnicas chinesas que envolvem movimentos corporais controlados combinados à respiração - o Tai Chi e o Qigong ("qi" significa energia, e "gong" se refere a trabalho ou exercício) - podem ser muito benéficas para a saúde dos idosos, segundo estudo da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos.

Revisando 77 estudos realizados no período entre 1993 e 2007, envolvendo um total de 6,4 mil pessoas - a maioria, idosos -, os pesquisadores descobriram que as duas intervenções podem ajudar as pessoas mais velhas em relação a função física, saúde óssea e cardíaca, função pulmonar e prevenção de quedas. Além disso, muitos dessas pesquisas indicaram benefícios psicológicos e em qualidade de vida para os praticantes dessas duas técnicas.

                        "A pesquisa demonstrou resultados consistentes e significativos para diversos benefícios de saúde em testes randomizados controlados, evidenciando o progresso em reconhecer a similaridade e a equivalência do Qigong e do Tai Chi", destacam os autores na edição de julho/agosto da revista American Journal of Health Promotion.

Leia Também