Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ESCOLA MARIA CONSTANÇA

Suspenso projeto que trocaria pichação por grafite

Suspenso projeto que trocaria pichação por grafite
21/02/2014 11:42 - Notícias MS


Entendendo que segmentos da sociedade se posicionaram contrariamente ao Grafite Legal, projeto que troca a pichação pela arte nos muros da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a diretoria do colégio decidiram suspender a pintura que ocorreria sábado e domingo (22 e 23).

O objetivo do projeto neste momento é receber de todos os segmentos da sociedade, inclusive de entidades, sugestões para a resolução harmônica deste antigo problema que afeta não apenas professores, técnicos e alunos da Escola Maria Constança de Barros Machado, mas toda a população de Campo Grande.

A utilização da arte do grafite nos muros foi uma proposta da diretoria da própria escola. A ideia surgiu após palestras de educação patrimonial ao longo do ano e de uma audiência pública na Câmara dos Vereadores da Capital. Todos os eventos foram abertos ao público.

“A Fundação de Cultura sempre julgou procedente a proposição da escola em achar uma solução para o problema através da arte e do respeito ao bem público. Ela cresceu após a realização de debates abertos à comunidade escolar no ano passado e de oficinas de educação patrimonial no corrente ano. Entendemos que a preocupação maior da escola é salvaguardar o patrimônio que ela representa”, analisa Américo Calheiros, presidente da FCMS.

“A escola não vai desistir. De forma democrática queremos integrar diferentes pensamentos. Porém é importante buscar uma solução para este problema e entendemos que a as oficinas de arte e o grafite são alternativas de combate à pichação utilizando a cultura e a educação”, revela Anderson Soares Muniz, diretor da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado.

O projeto Grafite Legal conta com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, do apresentador Tatá Marques, do SBT/MS e da Construtintas. Além de contar com obras de artistas reconhecidos, prevê a participação de alunos do próprio colégio que já passaram por oficinas de pintura grafite.

Felpuda


As várias e várias mensagens que vêm sendo trocadas em grupos fechados, e para poucos, são de que algumas alianças poderão acontecer, mas mediante a troca de comando em alguns órgãos importantes. Seriam entendimentos para atender siglas de matizes bem diversos que vêm tentando criar dificuldades para vender facilidades. Se as negociações forem concretizadas, tornarão os caminhos sem muitas barreiras. A conferir.