Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, domingo, 18 de novembro de 2018

Nova Alvorada do Sul

Surto de mosca-de-estábulo ameaça gado e produtores querem solução

11 JUL 2012Por Gabriel Maymone14h:30

Preocupados com um possível surto da mosca-de-estábulo, produtores rurais de Nova Alvorada do Sul (MS) se reúnem, nesta tarde (11), no Sindicato Rural do município para cobrar ações contra o problema.

Segundo o produtor rural Milton Barbosa Bueno, a infestação está acabando com a produção leiteira. “Já morreram muitos animais. Antes a produção em minha propriedade era de 600 litros, agora está no patamar de 380”, argumenta.

A situação ficou crítica com a chegada da Usina na região. O lançamento de vinhoto na lavoura gera um substrato favorável à proliferação da mosca-de-estábulo, que agora se reproduz sem controle.

De acordo com estudo da Embrapa, essa mosca ataca boi, cavalo, carneiro, cachorro e já foram registrados casos de ataque a humanos. Conforme documento da Embrapa, para a redução do surto, é necessário a limpeza dos locais propícios à proliferação do mosquito. “Minha família está desde 1930 na região, por isso venho brigando para não perder nossa atividade de sobrevivência”, pontua Milton.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também