NOVA ALVORADA DO SUL

Surto de mosca-de-estábulo ameaça gado e produtores querem solução

Surto de mosca-de-estábulo ameaça gado e produtores querem solução
11/07/2012 14:30 - Gabriel Maymone


Preocupados com um possível surto da mosca-de-estábulo, produtores rurais de Nova Alvorada do Sul (MS) se reúnem, nesta tarde (11), no Sindicato Rural do município para cobrar ações contra o problema.

Segundo o produtor rural Milton Barbosa Bueno, a infestação está acabando com a produção leiteira. “Já morreram muitos animais. Antes a produção em minha propriedade era de 600 litros, agora está no patamar de 380”, argumenta.

A situação ficou crítica com a chegada da Usina na região. O lançamento de vinhoto na lavoura gera um substrato favorável à proliferação da mosca-de-estábulo, que agora se reproduz sem controle.

De acordo com estudo da Embrapa, essa mosca ataca boi, cavalo, carneiro, cachorro e já foram registrados casos de ataque a humanos. Conforme documento da Embrapa, para a redução do surto, é necessário a limpeza dos locais propícios à proliferação do mosquito. “Minha família está desde 1930 na região, por isso venho brigando para não perder nossa atividade de sobrevivência”, pontua Milton.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".