Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

MINAS GERAIS

Superbactéria mata duas pessoas em hospital de Montes Claros

24 JAN 14 - 18h:45FOLHA PRESS

 Duas pessoas morreram contaminadas pela superbactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase) em um hospital de Montes Claros (MG).

As mortes de um idoso e de uma mulher ocorreram durante a primeira quinzena de janeiro, mas foram confirmadas e divulgadas ontem pelo Hospital Aroldo Tourinho.

Outras nove pessoas foram infectadas e seguem em tratamento, sendo que em sete delas a bactéria não se desenvolveu. Os pacientes estão em área de isolamento no hospital por tempo indeterminado.

Durante a manhã de hoje, o Comitê de Controle de Infecção Hospitalar se reuniu junto a membros da Vigilância Sanitária do Estado e do Município para estabelecer ações a serem tomadas.

A primeira medida definida é o desenvolvimento de campanha educativa, para tranquilizar a comunidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a KPC só sobrevive em ambiente hospitalar e se desenvolve apenas em pessoas com baixa imunidade.
Por isso, diz a prefeitura, não há motivo para a população se alarmar.

Prevenção

O contágio da KPC não se dá pelo ar, mas por contato direto, tornando fundamental o uso de equipamentos de proteção individual, como luvas, gorros e máscaras entre profissionais da saúde. A higienização adequada das mãos é recomendada ainda tanto para os profissionais quanto para a população.

O Hospital Aroldo Tourinho informou que a detecção da KPC confirma que o sistema de controle imunológico da instituição é eficiente.

Estudo da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu, interior de SP, mostrou que a incidência de algumas infecções hospitalares, como as causadas pela KPC, aumenta até 57% no verão.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Com temperaturas perto de 40ºC, umidade do ar despenca em MS
ALTAS TEMPERATURAS

Marcando quase 40ºC, umidade despenca em MS

'Avenida Brasil' será reprisada no 'Vale a Pena Ver de Novo'
NOVELA

'Avenida Brasil' será reprisada no 'Vale a Pena Ver de Novo'

Desaparecido desde sexta, homem é encontrado morto em rio
PONTA PORÃ

Desaparecido desde sexta, homem é encontrado morto em rio

Preço da gasolina volta a subir <br>após duas semanas em queda
APONTA ANP

Preço da gasolina volta a subir
após duas semanas em queda

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião