Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

STF retoma hoje julgamento da Raposa Serra do Sol

10 DEZ 2008Por 08h:23
     

 

 

O julgamento que definirá o futuro da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, será retomado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (10). 

A análise da ação protocolada por dois senadores de Roraima, que pedem a anulação da portaria que definiu a demarcação contínua da reserva, foi interrompida no último dia 27 de agosto por um pedido de vista do ministro Carlos Alberto Menezes Direito.

 

Duas sessões estão marcadas no STF para discutir a questão, uma nesta quarta, com início às 9h, e outra na quinta-feira (11), começando às 14h. No entanto, ainda há a possibilidade de o julgamento ser novamente interrompido caso algum ministro resolva pedir vista do processo. 

 

Antes de o julgamento ser suspenso, apenas o relator do processo, Carlos Ayres Britto, havia votado. Ele defendeu em seu voto a demarcação homologada pela União em 2005, que definiu limites contínuos à reserva.
        Em jogo está a manutenção da demarcação contínua da Raposa Serra do Sol, homologada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2005. De um lado, os índios defendem que a portaria assinada pelo presidente seja mantida e lutam pela proibição da presença de não-índios na reserva. De outro, os plantadores de arroz pretendem manter as terras onde cultivam o produto.

 

Com informações do site G1

Leia Também