Cidades

Carnaval

A+ A-

SP: 2º dia de desfiles tem Ronaldo, desmaios e prova de fé

SP: 2º dia de desfiles tem Ronaldo, desmaios e prova de fé

Continue lendo...

A segunda e última noite de desfiles do Carnaval de São Paulo no Sambódromo do Anhembi foi marcado por fortes emoções na madrugada deste domingo. As sete escolas de samba escaladas fizeram o coração de todos bater mais forte com homenagens ao ex-atacante Ronaldo e ao compositor Dorival Caymmi e com temas filosóficos como a agressão do homem ao Planeta Terra e a fé que move montanhas. A emoção acabou sendo demais para alguns foliões, que precisaram de atendimento no local: a presidente da Mocidade passou mal, uma porta-bandeiras da Perola Negra desmaiou e um membro da comissão de frente da Águia de Ouro sofreu convulsão.

Confira:

Pérola Negra
No ano em que comemora seu 40º aniversário, a Pérola Negra entrou no sambódromo do Carnaval de São Paulo falando de felicidade. A escola visou em seu desfile mostrar ensinamentos que exaltam o conceito de alegria por meio de uma viagem por povos e crenças, trabalhando com cores quentes, mas por fim sofreu com correria e apuros para dar tudo certo com as alegorias – houve atraso de membros da escola, dificuldade para manobrar algumas alas e o desmaio de uma das porta-bandeiras, que saiu carregada.

Gaviões da Fiel
Ronaldo Nazário, O maior artilheiro da história das Copas do Mundo ganhou uma homenagem da segunda escola a entrar no Sambódromo do Anhembi na madrugada deste domingo. O ex-atacante foi o enredo da Gaviões da Fiel, que recontou a história em desfile em época de relacionamento atribulado entre a torcida organizada e o Corinthians, último clube da carreira de Ronaldo. Vestido de dourado, o ídolo desfilou no último carro após temas como “superação” e “renascimento” serem exibidos em meio às diversas fases de sua carreira. 

Mocidade Alegre
Depois de conquistar os dois últimos títulos do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre prestou um tributo à fé em seu desfile e apresentou diversas facetas de um dos sentimentos mais marcantes do ser humano. A agremiação encantou o público ao fazer os integrantes se ajoelharem na avenida. Santos, contas, amuletos e superstição também apareceram nas alas e na letra do samba-enredo, além da importância da fé interior - religiões à parte, o importante é andar com fé. Solange Bichara, presidente da escola, passou mal durante o desfile e precisou de atendimento. 

Nenê de Vila Matilde
A Nenê de Vila Matilde apimentou o Sambódromo do Anhembi ao exibir o enredo "Paixões proibidas e outros amores" em seu desfile. A escola resgatou a importância que o desejo reprimido ou impossível teve para a história e, sobretudo, para a arte. Casos históricos foram mostrados na avenida, como Orfeu e Eurídice, Dona Flor e seus dois maridos e Lampião e Maria Bonita. Com alguma pressa no final, apresentação terminou dentro dos conformes ao som do verso “o proibido acende a chama, explode o peito de quem ama”.

Águia de Ouro
A Águia de Ouro buscou na Bahia o enredo de seu desfile e homenageou o cantor e compositor Dorival Caymmi, que completaria 100 anos de idade em 2014 caso estivesse vivo. Não faltaram referências do Estado nordestino na passarela paulista, como a praia de Itapoã ou em sucessos ao estilo O que é que a baiana tem?. A Águia de Ouro foi outra escola a ter momentos de tensão na Avenida: um integrante sofreu mal súbito e precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros – consciente, foi encaminhado para hospital. 

Império da Casa Verde
A penúltima escola do Grupo Especial chamou a atenção para o desenvolvimento sustentável em seu desfile. Pensando nas gerações futuras, a Império de Casa Verde destacou a importância da preservação da natureza e da diminuição da poluição ao redor do planeta, passando pela Revolução Industrial até a reciclagem como solução inteligente e o cuidado com a água, fonte da vida. 

Acadêmicos do Tatuapé
A última escola de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo fez homenagem a São Jorge no Sambódromo do Anhembi. Responsável por fechar os desfiles, a Acadêmicos do Tatuapé adotou o enredo para apresentar um pouco mais do personagem, que teria nascido na Capadócia para se tornar um dos santos mais importantes do catolicismo e figura marcante de religiões afro-brasileiras. 

"Vacina no braço"

Casos de Síndrome Aguda Respiratoria Grave aumentam em Campo Grande

Conforme o boletim da InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (18) os casos de síndrome gripais aumentaram na Capital; a recomendação é que os grupos prioritários tomem vacina

18/04/2024 18h15

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Campo Grande está entre outras 19 Capitais que apresentaram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Fiocruz. 

 O relatório apontou que aumentou o número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de Influenza A (vírus da gripe) e o vírus respiratório (VSR).

"Na presente atualização observa-se que 19 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 15: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP)", indica o relatório.

Divulgação InfoGripe

A Covid-19 segue em queda e em alguns Estados permanece em níveis baixos de incidência. Os dados apontam que a disseminação da Síndrome Respiratória Aguda Grave, de Influenza A e o vírus respiratório para as próximas semanas em 19 Estados e Mato Grosso do Sul pode apresentar aumento nas próximas semanas. 

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Segundo o pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, para impedir o crescimento dos casos o público alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a vacina contra a influenza. 

“Para o vírus da gripe, a gente conta com vacina e campanha de vacinação em todo o país. Então quem é grupo de risco, deve buscar o posto de saúde para se vacinar. A vacina da gripe, tal qual a vacina da Covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental. Em relação ao VSR, a rede privada tem uma vacina já disponível para idosos, que também é muito importante, já que embora o risco do VSR seja muito maior nas crianças pequenas, a gente também observa internações nos idosos”, explica Marcelo Gomes.

A recomendação do pesquisador para pessoas que apresentem sintomas gripais usem máscara de qualidade as recomendadas são: N95, KN95, PFF2; no caso de sair de casa para procurar atendimento médico em unidades de saúde. 

Veja outros Estados com tendência de aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave:

  •  Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  •  Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Santa Catarina;
  • Sergipe;
  • São Paulo;
  • Tocantins;

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em decorrência da Covid-19 apresenta queda. 

No país

Somente em 2024, óbitos ligados a SRAG foram registrados  2.322 óbitos, sendo 1.411 (60,8%)
com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 728 (31,4%) negativos, e ao
menos 78 (3,4%) aguardam resultado.

Casos positivos

  • 12,3% Influenza A;
  •  0,1% Influenza B;
  •  3,1% vírus sincicialrespiratório (VSR);
  •  81,7% SARS-CoV-2 (COVID-19);

 

Assine o Correio do Estado

 

Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...


De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).