Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

NEGÓCIOS

Sonho do empreendedorismo cresce entre os trabalhadores

6 FEV 2011Por ROSANA SIQUEIRA03h:30

O sonho de ter o próprio negócio está cada vez mais arraigado nos trabalhadores campo-grandenses. Pelo menos é o que mostra o levantamento feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS) que mostrou que somente no ano passado, nada menos que 16.998 pessoas, apenas em Campo Grande e região, buscaram informações sobre como iniciar o próprio negócio.

Estes candidatos recorreram ao projeto Nascer Bem, que por meio de palestras e oficinas repassa todas as orientações para aqueles que querem criar ou ampliar sua empresa. O projeto ainda acompanha por dois anos o desenvolvimento do empreendimento.

Segundo a gestora, Lucielle Lima, o projeto nasceu da necessidade dos empreendedores em terem mais informações na hora de abrir um empreendimento. O que o Sebrae faz é instrumentalizar o empreendedor neste processo.

“Trabalhamos com o sonho das pessoas, Por isso é tarefa árdua conscientizar o interessado a ter seu próprio negócio que ele precisa planejar antes de por a mão do bolso. A gente traz para cá antes de fazer. Damos ferramentas para estes empreendedores”.

Diminuir a mortalidade

Segundo a pesquisa, o projeto ajudou a aumentar a sobrevivência das empresas. De acordo com a gestora do programa, Lucielle Lima, enquanto em MS o índice de empresas que sobrevivem por mais de dois anos é de 78%, dentro das que estão no projeto, o número sobe para 94,3% das participantes.
“Existe uma diferença entre a ideia e a oportunidade. Ideia é quando a pessoa está sonhando e depois vem o plano de negócios que verifica a oportunidade e a viabilidade do empreendimento, se vai dar o retorno financeiro", enfatiza. 

O QUE É O NASCER BEM
São oferecidos ciclo de palestras e oficinas gratuitas que dão dicas sobre fluxo de caixa,noções de contabilidade e empreendedorismo, entre outros. Algumas palestras oferecem atendimento exclusivo ao empreendedor individual. Quem deseja se aprofundar no assunto, ainda pode contar com um novo produto: Consultoria Coletiva. Com o apoio de especialistas, os novos empreendedores expõem suas idéias, tiram dúvidas e cada um relata suas experiências num ambiente de muita interação.
 

Confira mais informações no aúdio:

Leia Também