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Campo Grande - MS, quarta, 12 de dezembro de 2018

Soneca à tarde melhora habilidades mentais

25 FEV 2010Por 04h:37
Dormir uma sesta (a soneca do início da tarde) não apenas renova o cérebro como também melhora as habilidades mentais, afirma um estudo divulgado na conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), ocorrida no fim de semana em San Diego, Califórnia (EUA). “O sono tem efeitos reparadores após um prolongado período de vigília, mas também aumenta as capacidades neurocognitivas em comparação com as que existiam antes de dormir”, disse Matthew Walker, professor de psicologia da Universidade de Berkeley e coordenador do estudo. A pesquisa examinou 39 adultos jovens divididos em dois grupos: um deles dormiu a sesta e outro não. Ao meiodia, todos os participantes foram submetidos a exercícios mentais destinados principalmente a ativar o hipocampo, uma região do cérebro que ajuda a armazenar informações. Os dois grupos tiveram rendimento similar. Às 14h, o grupo selecionado para a sesta dormiu por 90 minutos, enquanto os outros permaneceram acordados. Mais tarde, às 18h, todos os participantes do estudo foram submetidos novamente a uma série de exercícios mentais, nos quais deveriam memorizar informações. Os que ficaram acordados o dia todo tiveram queda de rendimento na comparação com os exercícios anteriores. Já os participantes que tiraram um cochilo registraram um rendimento consideravelmente melhor e também melhoraram as habilidades. Os resu ltados apoiam a hipótese de que o sono é necessário para apagar a memória a curto prazo no cérebro e abrir espaço para novas informações, segundo Walker. Outros benefícios Dormi r ent re 15 e 30 minutos após o almoço diminui o risco de doenças cardíacas e de problemas digestivos, ameniza os sintomas do estresse, melhora o humor, o desempenho sexual e o rendimento no trabalho, aumenta a capacidade de pensamento e de tomada de decisão e a capacidade de aprender coisas novas. “Quem consegue fazer essa pausa no meio da tarde também costuma sentir menos dores de cabeça e tem menos necessidade de ingerir bebidas alcoólicas e cafeína”, explica o neurologista Marcelo Mariano da Silva. Mas, para sentir de fato todos os benefícios descritos acima, a sesta precisa ser praticada quase que diariamente. “É preciso tirar esse cochilo no mínimo quatro vezes por semana ou não vai adiantar nada, pelo contrário. Poderá atrapalhar o sono durante à noite”, explica o neurologista.
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