Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

Sonda Phoenix pousa em Marte e envia fotos do planeta

26 MAI 2008Por 18h:20
     Da Redação
        
        

        A sonda espacial Phoenix Mars Lander pousou em Marte no fim da noite de ontem (25) depois de uma viagem de mais de dez meses e já enviou as primeiras imagens do pólo norte do Planeta Vermelho.

        As imagens enviadas pela Phoenix chegaram à Terra apenas algumas horas depois do pouso nas planícies árticas marcianas, deslumbrando os cientistas com as primeiras fotografias das mais altas latitudes do planeta vizinho.

        As dezenas de imagens enviadas pela sonda revelam um cenário parecido com o das regiões de gelo permanente da Terra - padrões geométricos no solo provavelmente relacionados ao congelamento e posterior degelo da superfície. Acredita-se que exista um reservatório de gelo sob essa região.

        "É o sonho de todo cientista, (realizado) bem ali naquele local de pouso", disse o chefe de pesquisa Peter Smith, da Universidade de Arizona, numa entrevista coletiva concedida depois da chegada da sonda.

        A Phoenix levou dez meses para percorrer 679 milhões de quilômetros na viagem entre a Terra e Marte. Depois de uma semana de checagem de instrumentos, a sonda iniciará uma missão de 90 dias de escavação para estudar o solo e determinar se a região polar de Marte possui os ingredientes necessários para o surgimento de vida.

        
        

        Com informações da Agência Estado


        

Leia Também