Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DENÚNCIA

Sochi 2014: revista denuncia acerto EUA-Rússia na patinação artística

Sochi 2014: revista denuncia acerto EUA-Rússia na patinação artística
09/02/2014 13:00 - terra


A revista francesa L’Equipe denunciou, no final de semana em que se inicia a disputa dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, um acerto entre o país-sede e os Estados Unidos para uma “troca de favores” na disputa da patinação artística. De acordo com a publicação, como não são concorrentes nas diferentes categorias da modalidade, ambos farão o possível para que um sagre o outro campeão.

Interessado em retomar o predomínio na patinação artística – o país, casa do Balé Bolshoi, mais tradicional do mundo, ficou fora do pódio na Olimpíada de Vancouver 2010 -, os russos teriam feito propostas a outros países nos meses anteriores ao início do evento. O L’Equipe cita declaração de um técnico russo não-identificado que confirma o acerto entre as partes.

Assim, os americanos ajudariam os russos a ficarem com o lugar mais alto do pódio na competição por duplas e por equipes, enquanto a dupla americana Meryl Davis e Charlie White venceria na categoria dança no gelo. A notícia foi muito repercutida no Canadá, que tem a dupla Tessa Virtue e Scott Moir como favorita para a medalha de ouro.

O Comitê Olímpico Americano negou que haja qualquer acerto, enquanto representante do Comitê Oímpico Internacional afirmou que não há evidências de problemas. A publicação não especifica de que forma esse apoio seria dado para que o lugar mais alto do pódio pudesse, enfim, ser alcançado.

Felpuda


Ao que tudo indica, partido teria criado “racha” apenas visando jogar para a plateia, e, assim, quem estava com a corda toda anunciou que se prepara para o desembarque. Nos bastidores o que se ouve é que o tal fundo partidário seria o motivo da desavença e que quem nunca comeu mel quando come se lambuza. Só que não. A estratégia é continuar “dono” da atual legenda e “tomar a frente” de partido que está em fase embrionária. Tudo inspirado na “velha política”.