Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TRAGÉDIA NO JAPÃO

Sobe para 10.489 o número de mortos após tsunami no Japão

Sobe para 10.489 o número de mortos após tsunami no Japão
27/03/2011 10:57 - eBand


O número de mortos confirmados no tsunami que varreu em 11 de março passado a costa nordeste do Japão subiu para 10.489, informou neste sábado a agência de notícias NHK. O número de desaparecidos já passa de 16.600.

Medo da radiação

O Japão anunciou neste sábado ter detectado no mar, perto da avariada central nuclear de Fukushima, níveis de iodo radioativo 1.250 vezes acima do permitido, aumentando ainda mais o temor de que a blindagem de um dos reatores tenha sofrido uma fissura.

Esta grande concentração de iodo radioativo agrava o risco de contaminação alimentar dos frutos do mar, tão apreciados pelos japoneses.

Prejuízos

O custo econômico do terremoto e do tsunami que afetaram o nordeste do Japão em 11 de março é de US$ 309 bilhões, anunciou o governo nipônico. O valor corresponde aos danos das infraestruturas, das casas e das empresas do nordeste do Japão. A catástrofe pode conter o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 0,5%, segundo o governo.

O custo final pode ser ainda maior, já que a estimativa não leva em consideração o impacto dos cortes de energia elétrica na região de Tóquio em consequência da crise nas centrais nucleares e térmicas.

Felpuda


Tudo indica que o MDB não conseguiu convencer o PSDB de iniciar namoro com vistas a casamento nas eleições, e a ideia teria sido descartada. Os tucanos demonstraram que o problema deles não é o cargo: os emedebistas ofereceram a vaga de vice na disputa à Prefeitura de Campo Grande, a mesma cobiçada pelos tucanos, mas na chapa do PSD do atual prefeito. A questão, politicamente falando, seria, digamos, o oferecido “noivo”. Afe!