Domingo, 18 de Fevereiro de 2018

Sobe o número de mortes causadas por raios no País

8 JAN 2009Por 10h:23
     

 

 

Um levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que, no ano passado, o número de mortes causadas por raios aumentou no País. Segundo o Inpe, foram 75 mortes em 2008. No ano anterior, 47. A maioria ocorreu no Sudeste, principalmente em São Paulo.

 

Os pesquisadores estão mapeando os lugares onde mais caem raios, no Brasil, para tentar entender os fatores que provocam a descarga elétrica. Neste verão, será preciso tomar muito cuidado, porque o número de raios pode ser recorde mais uma vez.

 

As superfícies metálicas costumam atrair os raios, mas os carros funcionam como proteção e, ao contrário do que se pensa, não são os pneus nem a borracha que anulam a descarga elétrica. ?Carro e prédio são superfícies fechadas e protegem. Quiosque não protege. Árvore não protege. Está fechado só em cima. O efeito tem que ser de gaiola e ter a mesma proteção em cima e em volta?, diz a professora Rosângela.

 

Para se prevenir, quando houver tempestade, não fique próximo a tomadas. Jamais use o telefone com fio ou o celular ligado a um carregador. Se o raio atingir a rede telefônica ou elétrica, a força é conduzida pelos fios. A água e a terra são condutores naturais dos raios. Por isso, evite banhos em lagos, mar e piscina.

 

Com informações do G1

Leia Também