terça, 17 de julho de 2018

AVIAÇÃO

Situação de aeroportos deve se normalizar até o fim do dia, prevê Anac

23 DEZ 2010Por AGÊNCIA BRASIL17h:00

A situação dos aeroportos de todo o país deverá se normalizar até o final do dia hoje (23), segundo a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira. De acordo com ela, manifestações feitas pelos aeroportuários, nesta quinta-feira, nos aeroportos de Guarulhos (SP), Salvador e Brasília prejudicaram as operações de algumas companhias aéreas, principalmente da Gol e da TAM. Os problemas devem ser resolvidos até a noite.

“Tivemos algumas manifestações de greve, no início do dia, em Salvador, Brasília e Guarulhos. Algumas empresas ficaram com as operações prejudicadas. Por conta disso, a taxa de atraso está na casa de 30%”, disse Solange, em entrevista coletiva no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica. No aeroporto, a movimentação já está normalizada.

Com problemas com os funcionários que fazem o embarque e desembarque de malas, os vôos da TAM são os que registram os maiores atrasos. Balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), às 11h, mostra que cerca de 50 % dos voos da empresa atrasaram mais de meia hora hoje. Segundo Solange, a situação deverá ser corrigida com a mudança de turno dos trabalhadores, no início da tarde. A Gol teve 28% dos voos atrasados até as 11h.

Apesar dos problemas enfrentados por algumas empresas, a presidente da Anac ficou satisfeita com a suspensão da greve. “A Anac agradece a todos os aeronautas que compareceram hoje ao trabalho para que cerca de meio milhão de brasileiros possam passar o Natal com suas famílias.”

De acordo com ela, a Anac não teme que haja cancelamentos significativos de voos nos próximos dias por causa do excesso de horas de trabalho das tripulações. “O quadro de horas está na página da internet. Todas as companhias forneceram o número de horas voadas de seus pilotos e todas têm capacidade de cumprir os voos solicitados à agência.”

A presidente da Anac ressaltou também que a meta da agência era a de que os aeroportos, no mês de dezembro, tivessem atrasos de voos ao redor de 20%. Hoje, levando em conta todo o mês de dezembro, os atrasos estão em torno de 22%.

Segundo dados da agência, cerca de 10 milhões de embarques e desembarques já foram feitos no mês de dezembro até as 12h de hoje. Até 3 de janeiro, a expectativa é que chegue a 14 milhões o número de embarques e desembarques, o que representa crescimento de 12% em relação a dezembro de 2009. A expectativa é que hoje sejam feitos 500 mil embarques e desembarques.
 

Leia Também