Terça, 20 de Fevereiro de 2018

Saúde bucal

Site esclarece dúvidas odontológicas

3 DEZ 2010Por Thiago Andrade00h:00

Como aliar informação e saúde, sem confundir o público com termos complicados e explicações que só fazem sentido em congressos científicos? Por meio da internet, o odontologista Victor Ferzeli encontrou a forma para se comunicar diretamente com os pacientes, esclarecer dúvidas e sugerir tratamentos. O site www.victorferzeli.com.br está no ar há três anos, mas passou por uma repaginação, com mudanças no layout, facilitando a navegação. Segundo Ferzeli, havendo dúvidas sobre problemas bucais, os internautas podem entrar em contato e esperar que as dúvidas sejam respondidas.


A novidade no trabalho do dentista é a integração do site com as redes sociais como Facebook, Twitter e, até mesmo, vídeos de pacientes postados no Youtube. “Sempre estou atualizando, postando e buscando informações que sejam úteis aos pacientes”, explica.  
Em 15 dias no Twitter, Ferzeli obteve 400 seguidores. O que o motivou a entrar para este mundo foi perceber que grandes personalidades sempre mencionavam ou eram citados por mensagens lançadas nas redes.


“Sempre gostei bastante de informação, tecnologia e comunicação. As redes sociais são um fenômeno do nosso tempo e não poderia ficar de fora”, teoriza. Para ele, mais importante que estar antenado ao que acontece no mundo virtual, é ofecerer ao público informação de qualidade. “Não quero levar o consultório para a internet, mas quero que o paciente tenha mais informações, que reconheça sintomas e que tire suas dúvidas comigo”, descreve.

Trajetória
Ferzeli tem 52 anos e conta com uma carreira de sucesso na odontologia. É especializado em disfunções da articulação temporomandibular (DTM), tema principal do site e de seus comentários nas redes sociais. Também com com especialização em prótese dentária. Durante 17 anos foi professor de cursos de pós-graduação na área de oclusão e DTM. “Tenho uma vida voltada para a odontologia. Com o site posso popularizar o conhecimento, algo que sempre tentei”, lembra.

Um dos espaços mais visitados no site é o Fórum, no qual há mais de mil perguntas e respostas sobre assuntos como DTM, oclusão dental, ronco e apneia do sono. “Quem quiser pode entrar, deixar a pergunta e eu responderei. Tudo fica no ar, portanto, o fórum se torna espaço de consulta. Além de responder, também peço a localização dos pacientes, pois envio uma lista de especialistas no problema próximos para que ela se consulte”, explica.

Pacientes de Ferzeli que autorizaram o uso de suas imagens podem ser vistos no Youtube, em vídeos que mostram desde sintomas às possibilidades de tratamento. “Com isso, fica fácil para quem sofre com problemas parecidos reconhecer os sintomas”, acredita. De acordo com Ferzeli, com a internet, os profissionais ligados à saúde tem novas formas para se conectar com os pacientes, expandindo a relação do consultório para fora dele.

Entre as histórias que o site proporcionou está o caso de uma paciente do Rio Grande do Sul, que após procurar diversos dentistas na cidade em que morava, veio até Campo Grande para se consultar com Ferzeli, que havia respondido suas questões no Fórum. “Foi um caso curioso. Hoje ela é minha paciente e sempre retorna para continuarmos o tratamento”, conta.
O site tornou Victor Ferzeli conhecido no País inteiro. Convidado para entrevistas pela “Folha de S. Paulo” e revista “Veja”, o dentista aponta que a internet permitiu que seu nome se popularizasse, embora este não tenha sido o intuito principal da criação da homepage. “Eu queria estabelecer um canal de comunicação direto com meu público”, finaliza.

Saiba mais
Afinal de contas, o que é a disfunção na articulação temporomandibular, a tão citada DTM? A articulação está localizada a frente do ouvido, no lado esquerdo e direito. É responsável pelos movimentos bucais, desde pequenos como a mastigação até a abertura total. Composta por diversas estruturas internas, conta com partes ósseas e cartilagens, além de ligamentos que tem como objetivo limitar a movimentação. Todo o conjunto forma uma estrutura complexa, pois cada movimento demanda sincronia.

Entretanto, quando ocorrem disfunções na articulação, sintomas como dores de cabela na região temporal, cansaço muscular na região do masseter, dor de fundo de olho, dores no pescoço, nuca e ombros, dores na região do ouvido, coceira, produção de cera acima do normal, pressão e diminuição na audição, zumbido nos ouvidos, estalos na articulação e desvios ou limitações da abertura bucal, podem indicar uma DTM. Ela é causada mais comumente por desordens musculares ou articulares, mas existem outras formas de desordens.

Como lembra o odontologista Victor Ferzeli, caso haja sintomas como esse, é importante buscar ajuda profissional, que poderá fazer o diagnóstico do problema. Caso haja dúvidas, é possível esclarecê-las por meio do site www.victorferzeli.com.br.

Leia Também