Sexta, 23 de Fevereiro de 2018

TECNOLOGIA

Sistema leva imagem do notebook à TV sem fios

7 NOV 2010Por FOLHA ONLINE00h:01

Navegar pelo seu notebook pode não ser mais uma experiência tão solitária, se você assim quiser.

Uma parceria entre Toshiba, Sony, Dell, Intel e Netgear permitiu o surgimento da tecnologia Wi-Di (Wireless Display), por meio da qual tudo o que está sendo feito ou visto no computador pode ser transferido sem fios para a TV -uma tela que acolhe mais espectadores.

Para usar o serviço, é preciso conectar à TV o roteador Push to TV -já á venda no Brasil, segundo a Sony. Esse aparelho irá "conversar" com o notebook que estiver habilitado com tecnologia para fazer a transmissão.

"O computador precisa ter os processadores da nova família Core da Intel [i3, i5 e i7], placa gráfica da mesma marca, adaptador wireless centrino e Windows 7 (64 bits)", diz Willen Puccinelli, gerente de produto da linha Vaio da Sony do Brasil. A empresa está trazendo modelos com o Wi-Di ao Brasil.

Segundo Puccinelli, a tecnologia consegue transmitir praticamente tudo o que estiver na tela do computador à TV, menos DVDs e Blu-ray que estiverem protegidos por direitos autorais.

CHIP

O chip que possibilita a transmissão de dados é o da nova família Core, da Intel.

Segundo Denise Pereira, gerente de marketing de consumo da empresa, o foco dessa nova arquitetura é melhorar a performance e economizar bateria.

"Com essa economia de energia, sobra espaço para colocar outras funções no processamento", diz Pereira. Entre as possibilidades está a parte do chip que possibilita o Wi-Di.

Leia Também