Terça, 20 de Fevereiro de 2018

CONSUMIDOR

Sistema compara tarifas praticadas pelos bancos

27 NOV 2010Por Cleidson Lima08h:14

O Sistema de Divulgação de Tarifas e Serviços Financeiros (Star – www.febraban-star.org.br), lançado há três anos com o objetivo de contribuir para a transparência dos serviços bancários, ganha um recurso adicional. A partir de 1º de dezembro, o sistema vai disponibilizar uma relação completa dos pacotes de serviços oferecidos pelas instituições às pessoas físicas, com suas respectivas tarifas. Ao todo, são 72 pacotes, criados pelos 13 dos maiores bancos brasileiros – Bradesco, Citibank, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banrisul, Itaú, Mercantil do Brasil, Safra, Santander, Banestes, BRB, Caixa Econômica Federal e HSBC.

Antes, o consumidor podia, além de consultar, comparar as 46 tarifas mais utilizadas por pessoas físicas cobradas dos bancos, bem como verificar os pacotes padronizados criados pelo Banco Central. Agora, poderá fazer pesquisas em universo mais amplo, de forma ágil e descomplicada.

Com acesso a mais informações, os clientes poderão consultar pacotes a partir de determinados parâmetros, tais como valores. Neste caso, ele pode fazer uma busca no sistema para obter, por exemplo, os pacotes que custam entre R$ 5 e R$ 20. O consumidor pode ainda fazer pesquisa por palavra-chave, como “especial”, “simples” ou “básico”, que são denominações comuns nos pacotes de tarifas.

Leia Também