Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

corumbá e ladário

Simulação de guerra movimenta Porto Geral

5 JUN 2011Por Diário Online17h:20

Militares do 6º Distrito Naval mostraram na tarde deste domingo, 5 de junho, que se o Pantanal de Corumbá e Ladário for ameaçado por forças inimigas, a Marinha está preparada para garantir a soberania do território nacional. Com uma simulação de guerra, marinheiros e fuzileiros navais deram uma pequena demonstração do poderio ofensivo da corporação na defesa da porção oeste do Brasil.

O exercício simulado foi rápido e atraiu milhares de pessoas ao Porto Geral de Corumbá. Navios; helicópteros; Forças Especiais e armamentos bélicos encheram os olhos do público na demonstração técnica de coragem e habilidade, com manobras precisas.

Embora fosse uma ação comemorativa, em homenagem aos 146 anos da Batalha Naval do Riachuelo - celebrados no próximo dia 11 de junho, quem foi ao Porto conferiu um pouco da preparação dos militares da Marinha e teve a chance de ver, mais perto, as atividades cotidianas da corporação e o treinamento diário pelo qual passam os homens e mulheres que integram o 6º Distrito Naval.

"Minha vontade é fazer igual e quero um dia defender meu país", disse o jovem Gabriel Pinho, de 14 anos, enquanto assistia à simulação. Cláudio Almeida, pai do adolescente, contou que uma iniciativa como a deste domingo serve para apresentar, para toda uma sociedade, o trabalho que as Forças Armadas brasileiras executam. "Muita gente desconhece e um exercício como esse mostra o quanto é pesado o dia a dia deles", afirmou.

Depois do exercício simulado de guerra no Pantanal, as bandas da Marinha e a Manoel Florêncio se apresentaram no Porto Geral. As atividades comemorativas seguem ao longo da semana. Confira a programação.

Dia 08 de junho - quarta-feira
Apresentação da Banda de Música da Marinha e da Fanfarra da Escola Municipal João Baptista, no coreto do Centro de Ladário, a partir das 17h.

Dia 10 de junho - sexta-feira
Cerimônia cívico-militar dos 146 anos da Batalha Naval do Riachuelo - "Data Magna da Marinha" - e imposição da Medalha da Ordem do Mérito Naval, a partir das 16h, na sede do Comando do 6º Distrito Naval.

Dia 11 de junho - sábado
Corrida Rústica Batalha Naval do Riachuelo, que terá saída e chegada no Pórtico do Comando do 6º Distrito Naval, em Ladário, a partir das 8h.

Leia Também