Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

DÉCADAS DE SUCESSO

Silvio Santos completa 80 anos hoje

12 DEZ 2010Por São Paulo09h:21


Silvio Santos comemora hoje 80 anos, mas, como de praxe, o dono do SBT reservou a data para ficar com a família em sua casa na Flórida, nos Estados Unidos.
A postura discreta com relação à vida pessoal, que em nada se assemelha à conduta no palco – por vezes até indiscreta –, só aumentou depois do escândalo envolvendo o Banco PanAmericano e a dívida bilionária que o apresentador assumiu para reverter a fraude em sua empresa.
Os que se propõem a analisá-lo, sabem que há um segredo para fazer com que sua imagem perdure por décadas, praticamente uma instituição da televisão brasileira.
O carisma pode contar como um dos fatores mais importantes de Senor Abravanel, nome original do apresentador, que começou como camelô no Rio de Janeiro, ascendeu para o rádio e chegou à conquista de sua própria emissora.

O bom humor e a confiança talvez sejam os grandes segredos do "homem do Baú", pois nem mesmos os problemas ocasionados no Banco PanAmericano foram suficientes para rebaixá-lo. Outra curiosidade sobre Silvio Santos é sua discrição. A falta de acesso a ele não é só uma dificuldade enfrentada por outras mídias. Dentro da própria empresa o apresentador é pouco visto pelos funcionários. “Ele costuma preparar o almoço na cozinha do seu camarim. Um dos seus pratos preferidos é bife com queijo e ovo frito”, revela Ricco.
Para Claudino Mayer, doutorando em Comunicação e Teledramaturgia pela USP (Universidade de São Paulo), Silvio Santos deve ser estudado como um modelo para o empreendedorismo. “Além de ter vindo do povo, ele é para o povo. Sabe articular tudo que faz em sua emissora com serenidade e considerando sua intuição. Muitos o criticam quando mexe na programação, mas ele sabe o que o mercado pede”, salienta o crítico.

Leia Também