Terça, 20 de Fevereiro de 2018

MUNICÍPIOS DE MS

SFA/MS vai implantar banco de adubos verdes

18 FEV 2011Por DA REDAÇÃO16h:35

Durante os dois dias de campo que marcaram a inauguração da unidade demonstrativa de adubos verdes da SFA/MS no município de Bandeirantes, o Superintendente Orlando Baez, afirmou aos produtores e técnicos presentes, que serão implantados bancos comunitários de sementes de adubos verdes em todos os 78 municípios sul-matogrossenses. “O trabalho de fomento da agricultura orgânica no Mato Grosso do Sul será intensificado, queremos ser um grande exportador de produtos orgânicos e essa meta começa logicamente pela base do processo que é o uso da adubação verde, que trará vida nova para os solos degradados. Estamos à disposição dos produtores e das prefeituras que quiserem implantar projetos dessa natureza. Estamos aguardando os pedidos de sementes para atendê-los”, declarou Baez. Na oportunidade a equipe visitou também os lotes que em breve estarão abrigando mais de vinte espécies de leguminosas e forrageiras usadas na adubação verde.

Desde 2008, a Superintendência Federal de Agricultura do Mato Grosso do Sul, com o apoio da Embrapa e da Coordenação de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), distribuiu gratuitamente mais de duas toneladas de sementes de leguminosas e formou vinte e um bancos de adubos verdes, restando alcançar. Desse total, quatro já são considerados auto-sustentáveis nos municípios de Ponta Porã, Itaquiraí, Jaraguari e Bela Vista, congregando aproximadamente noventa pequenos produtores e assentados. No PA Itamarati, por exemplo, os produtores ligados ao Núcleo de Agroecologia da APOMS estão utilizando há muito tempo adubação verde na produção de soja, milho, gergelim e algodão orgânico para exportação.

As prefeituras, cooperativas e associações de produtores que quiserem participar do Programa Bancos Comunitários de Sementes de Adubos Verdes do MAPA devem encaminhar solicitação oficial ao Chefe da DPDAG/SFA/MS no seguinte endereço: Rua Dom Aquino nº 2696, Centro, CEP 79002-182, Campo Grande/MS.

Leia Também