Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

Transtorno

Sete sinais mostram se você está viciado em internet

25 FEV 2011Por Uol05h:27

De acordo com a Equipe Dependência de Internet do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (IPq/USP), para saber se uma pessoa está desenvolvendo o transtorno é necessário fazer algumas perguntas sobre os próprios hábitos na rede.

1- Você fica mais tempo na internet do que com pessoas “reais”?

Se você costuma gastar suas horas com atividades on-line mais do que com pessoas da sua família, amigos ou de outro tipo de relacionamento, realmente você precisa ficar atento, pois este é um dos primeiros sintomas do problema.

2- Você não consegue manter seu próprio controle na net?

Caso você se conecte na internet apenas para “dar uma olhada” e acaba ficando bem mais do que o planejado, cuidado! Este pode ser um claro sinal de dependência de internet.

3- Você acha que “sem a internet não dá para ficar”?

Se por qualquer razão você não pode estar on-line durante algumas horas/períodos e percebe-se ansioso, ou com tédio, ou irritado e, quando volta a conectar-se fica bem de novo, este é um péssimo sinal!

4- Você se percebe incapaz de diminuir o tempo on-line, mas, ao contrário, ele só aumenta?

Caso você já tenha feito tentativas frustradas para diminuir o tempo de uso e venha notando que a cada dia que passa você permanece mais tempo conectado na net para ter a mesma satisfação, muito cuidado! Este é um forte sinal de dependência!

5- Você tem mentido ou disfarçado para os outros sobre o tempo em que você fica conectado?

Desde que começou a ficar mais tempo on-line, se você tem tentado enganar ou mentir para seus familiares ou pessoas mais próximas a respeito da relação que você estabelece com o tempo na internet, isto é um gritante aviso!

6- Você sente que sem a internet a vida não teria graça?

Se não consegue mais sentir o mesmo prazer que antes nas atividades off-line ou sente-se melhor na vida virtual do que em qualquer outra situação real. Ou ainda, tem notado que de um tempo para cá, desde que começou a usar com maior frequência a internet, vem sentindo-se irritado ou deprimido, cuidado!

7- Mesmo sem estar na frente do computador, preocupa-se com o que está acontecendo no mundo virtual?

Quando você está envolvido em outras tarefas cotidianas e não pode estar on-line, chega em casa e corre para ligar seu computador (ou dá um jeito mesmo fora de casa) para ficar “inteirado” dos acontecimentos virtuais, estas atitudes podem indicar dependência de internet.

Leia Também