Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

VIGILÂNCIAS SANITÁRIAS

SES equipa 78 municípios com computadores

21 MAR 2011Por da redação15h:03

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, vai ceder computadores para as Vigilâncias Sanitárias dos 78 municípios do Estado. O objetivo é apoiar a estruturação das vigilâncias sanitárias municipais e fortalecer o processo de descentralização das ações. Os termos de cessão de uso estão sendo assinados com as prefeituras nesta semana.

Cada microcomputador contará com um processador com quatro núcleos de 3GHZ, sendo 8GB de memória Ram e dois discos rígidos de 1TB (terabyte) de memória de armazenamento, além de um monitor de vídeo LCD de 23” e Kit multimídia com leitor e gravador de DVD.

Estes computadores serão disponibilizados às vigilâncias sanitárias municipais de saúde para execução e monitoramento de ações, com elaboração de relatórios, a fim de incrementar a adesão destes municípios e reduzir o risco sanitário dos produtos e serviços oferecidos à população.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Sanitária, Glauce Guimarães de Oliveira Moura, o objetivo é estruturar as vigilâncias, “já que 91% das vigilâncias sanitárias municipais pactuaram as ações estratégicas compreendendo as de maior complexidade tecnológica. Então estes computadores serão utilizados para pesquisas auxiliando nestas ações. Estamos dando apoio técnico e estrutura”, afirmou.

A descentralização das ações vem sendo incrementada com apoio técnico da Secretaria Estadual de Saúde. Glauce Guimarães informou que no passado, a SES capacitou pelo menos 160 profissionais das vigilâncias sanitárias num curso de aperfeiçoamento de 240 horas. A capacitação foi realizada em três macrorregiões: Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, e durou cerca de seis meses.
 

Leia Também