Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

BRASIL E MUNDO

Servidores do Itamaraty paralisam atividades

Servidores do Itamaraty paralisam atividades
22/08/2012 12:00 - G1


Funcionários do Itamaraty paralisaram as atividades, nesta quarta-feira (22), em protesto por não terem participado das rodadas de negociação sobre reajuste salarial no Ministério do Planejamento. Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty), a falta de contraproposta por parte do Planejamento motivou o retorno à greve. O Itamaraty ainda não se pronunciou sobre a paralisação.

Em junho, os funcionários do Itamaraty já haviam aprovado greve, por tempo indeterminado, em assembleia com 300 servidores. Os trabalhadores, no entanto, retomaram as atividades.

Em nota divulgada na terça-feira (21), o Sinditamaraty informou que a paralisação afetará todos os serviços prestados pelo Itamaraty no Brasil e no exterior, incluindo a emissão de passaportes e vistos. Assistentes de chancelaria, diplomatas e oficiais de chancelaria são as categorias que estão sem trabalhar.

O governo estima em 70 mil o número de servidores - de diversas áreas - em greve no país. Segundo os sindicatos das categorias, 350 mil servidores federais paralisaram as atividades. De acordo com o Ministério do Planejamento, há 582,4 mil servidores ativos no Poder Executivo.

Felpuda


As conversas vêm acontecendo muito, mas muito reservadamente mesmo, e dão conta de que suplente poderá receber convocação, assumir a titularidade do cargo e por lá ficar por tempo indeterminado. Como é óbvio, tem gente jurando que nunca ouviu nem sequer falar sobre o assunto. O motivo não seria nada ligado a possíveis atos de irregularidades, mas sim por problemas de ordem pessoal.