Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DOURADOS

Serviços de marcas e patentes fomenta inovação

Serviços de marcas e patentes fomenta inovação
08/04/2011 13:02 - da redação


Em parceria nacional com o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), o CetecSenai Dourados oferece, desde 2007, os serviços de registros de marcas e patentes para fomentar a inovação e a transferência de tecnologia industrial em Mato Grosso do Sul. Atualmente, a unidade atende 15 empresas com registros de marcas e duas com o registro de patentes, sendo que todas estão em tramitação no INPI.

“Os nossos consultores foram capacitados em propriedade intelectual para oferecer serviços de consultoria e assessoria na proteção da propriedade intelectual das empresas de todo o Estado”, informou o gerente do CetecSenai Dourados, Gilberto Schaedler, reforçando que o registro de marcas é de extrema importância na proteção dos produtos e serviços das empresas no mercado, garantindo a exclusividade no uso e no combate à concorrência desleal, além de representar um valor agregado nos negócios.

“Importante ressaltar que terá valor econômico somente a marca com registro no órgão federal competente, nesse caso, o INPI. As marcas constituem um bem intangível nas empresas que, em muitos casos, a marca representa um valor muito mais significativo que os bens de capital”, disse Gilberto Schaedler, ressaltando a importância do serviço disponibilizado pelo CetecSenai Dourados.

Segundo o consultor de marcas e patentes do CetecSenai Dourados, Marcos Dias, as invenções, sejam elas de pessoa física ou jurídica, têm a propriedade garantida por meio da reivindicação do direito de inventor e do depósito da patente como garante a Lei Federal nº 9.279, mais conhecida como Lei da Propriedade Industrial.

“Os empresários cada vez mais percebem a importância da proteção de sua marca e dos seus produtos para se manter em um mercado tão competitivo e globalizado. O Senai posiciona-se como um importante parceiro das empresas na inovação”, pontuou.

Felpuda


Em uma das eleições em MS, candidato já oficializado na convenção corria o trecho para conquistar os eleitores. Mal sabia, porém, que time do seu partido e de aliados estava tramando sua derrubada para emplacar substituto que teria mais votos. Por muito pouco, o dito-cujo não foi guilhotinado, conseguindo salvar o pescoço. Agora tudo indica que o mesmo processo estaria em andamento e seria mais fácil, pois a “vítima” desta vez ainda é só pré-candidato. Dizem que a “turma da trairagem” tem know-now no assunto.