Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

Senar/MS atenderá mulheres rurais em ação

26 FEV 11 - 02h:00DA REDAÇÃO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) recebeu esta semana uma unidade móvel equipada como um consultório médico para atender mulheres do meio rural que não tem acesso aos serviços de saúde. Mato Grosso do Sul é um dos três estados que recebeu a unidade móvel do Útero é Vida, o Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero da Mulher Rural desenvolvido pelo sistema CNA/Senar. A unidade móvel tem capacidade para realizar até 90 procedimentos por dia e vai percorrer os municípios do Estado realizando gratuitamente exames papanicolau, fazendo prevenção e levando informações sobre o câncer do colo de útero.

O atendimento será feito em áreas rurais, prioritariamente em locais onde a população não tem acesso às unidades de saúde. “O Senar está ampliando sua atuação junto ao público rural. Nós levamos não só educação profissional, mas também prevenção na área da saúde. Com a unidade móvel do Útero é Vida, conquistamos a mobilidade para irmos até onde estão as trabalhadoras rurais que não tem acesso às unidades de saúde”, enfatizou a gestora de educação profissional do Senar/MS, Maria do Rosário de Almeida.

Durante o programa, as mulheres serão cadastradas e em seguida encaminhadas para palestras e coleta de material para a realização do exame preventivo. Em 2009, quando foi realizado um projeto piloto da iniciativa em MS, 518 mulheres dos municípios de Iguatemi, Inocência e Glória de Dourados receberam o atendimento em postos de saúde. O perfil das participantes eram mulheres em idade sexual ativa que nunca haviam realizado ou que estavam com o exame atrasado há pelo menos dois anos.

Além de sensibilizar e conscientizar as mulheres do campo para a prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero, o Programa contribui para o aumento da auto- estima e qualidade de vida. Durante a realização das atividades, cada participante receberá um kit de beleza contendo cosméticos e produtos de higiene pessoal.

O Programa Útero é vida é realizado pelo Senar/MS em parceria com sindicatos rurais municipais. A unidade móvel do Programa deve começar a visitar o Estado em março. Podem participar mulheres trabalhadoras rurais, esposas ou filhas de produtores e trabalhadores rurais.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

CORREIO DO ESTADO

Confira o editorial desta terça-feira: "Desamparo organizado"

ARTIGO

Fausto Matto Grosso: "Vai uma emendinha aí?"

Engenheiro civil e professor aposentado da UFMS
OPINIÃO

Flávio Filizzola D'Urso: "Quanto vale uma delação?"

Advogado criminalista
PREFEITURA

Atos Oficiais do município de Campo Grande 18/06/2019

Mais Lidas