Campo Grande - MS, domingo, 19 de agosto de 2018

CHAPADÃO DO SUL

Senar oferece curso de cultivo de orquídea

28 MAI 2011Por DA REDAÇÃO00h:01

Na próxima quarta-feira (01/06), em Chapadão do Sul, o orquidófilo Sérgio Ostetto explicará todos os processos de cultivo da orquídea, desde a produção de mudas, as técnicas de plantio, a escolha de materiais até as ferramentas para o cultivo. O curso de Cultivo de Orquídeas é oferecido gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) em parceria com o Sindicato Rural do município.

De acordo com o instrutor do Senar/MS, Sérgio Ostetto, as orquídeas se adaptam muito facilmente ao clima e podem ser encontradas em qualquer região do mundo. Dentre os objetivos do curso está o de oferecer ao homem do campo mais uma alternativa de renda. "Qualquer um pode cultivar orquídeas, basta 10% de técnica e 90% de envolvimento", esclarece Ostetto.

As orquídeas podem ser cultivadas em vasos, placas de xaxim, ou ainda em madeira ou até mesmo em árvores, terra ou pedra, dependendo da espécie. O primeiro passo para ter sucesso no cultivo da planta é o conhecimento sobre o gênero, a espécie e o seu habitat de origem, para saber de suas necessidades naturais. Ao contrário do que se pensa o cultivo de orquídeas ornamentais não é uma tarefa muito complicada. "É uma das plantas mais fáceis de se cultivar", destaca Sérgio.

 Dentre as dicas de cultivo, o instrutor cita algumas: Sempre manter as orquídeas em local arejado, evitar o contato direto das flores com o sol nos horários de maior incidência, mantê-las úmidas e não molhar as flores, pois elas podem se queimar caso a água entre em contato com o sol.

 Agenda de cursos

 O curso de "Cultivo de Orquídeas" tem 16 horas de duração e será realizado no município de Chapadão do Sul, nos dias 1° e 2 de junho. Para aqueles interessados em criar um pomar, será oferecido nos municípios de Jardim e Rio Brilhante, entre os dias 1° e 3 de junho, o curso de "Plantio e Manejo Básico de Pomar".

Na área de pecuária, o Senar/MS oferece o curso de "Aplicação de Medicamentos em Bovinos", em Campo Grande, de 31 de maio a 2 de junho. A agenda completa de cursos pode ser acessada por meio do site www.senarms.org.br.

Leia Também