segunda, 16 de julho de 2018

TERÇA-FEIRA

Senadores tomam posse e elegem Mesa

29 JAN 2011Por AGÊNCIA SENADO10h:51

O Congresso Nacional retomará suas atividades na próxima semana em ritmo intenso. No dia 1º de fevereiro, tomarão posse os 54 senadores eleitos em outubro de 2010 o Senado e a Câmara escolherão quem presidirá as duas Casas pelos próximos dois anos e também elegerão suas respectivas Mesas. No dia seguinte (2), sessão solene do Congresso dará início à nova legislatura, a 54ª, e se iniciarão os trabalhos de mais um ano legislativo.

- Todo o processo tem uma previsibilidade grande, o que é muito bom - afirma a secretária-geral da Mesa do Senado, Cláudia Lyra.

No dia 1º de fevereiro, serão três reuniões consecutivas, chamadas "reuniões preparatórias". Todos os senadores participam dessas reuniões, que ocorrem no Plenário. O ritual é detalhado pela Constituição federal e pelo Regimento Interno do Senado

Posse dos novos senadores

Na primeira reunião, marcada para as 10h, tomarão posse os 54 senadores eleitos em outubro de 2010. Desse total, 17 já são senadores e foram reeleitos, cinco já foram senadores e estão retornando e 32 estão estreando na Casa. De acordo com o Regimento Interno, a sessão é presidida pelo presidente do Senado da legislatura anterior, se o seu mandato continuar. Se não for este o caso, a sessão é comandada pelos remanescentes da Mesa anterior cujos mandatos prossigam. Em último caso, a presidência fica para o senador mais velho que ainda esteja em exercício do mandato.

Em 2011, a sessão será presidida pelo atual presidente do Senado, José Sarney, cujo mandato vai até 2015. Caberá ao novo senador Itamar Franco (PPS-MG) ler o termo constitucional de posse

Leia Também