Campo Grande - MS, quinta, 16 de agosto de 2018

PROJETO

Senador debate na Capital fiscalização dos TCEs

26 MAI 2011Por FAUSTO BRITES00h:02

O presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, senador Vital do Rego Filho, vai proferir hoje (26), às 10h, palestra com o tema: O Controle dos Tribunais de Contas e a PEC 28/2007.  A proposição, de autoria do senador, cria o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas que terá a função de fiscalizar as cortes estaduais. O tema será  tratado durante o 1.º Encontro Centro-Oeste dos Tribunais de Contas, que é realizado em Campo Grande.

O evento tem o objetivo de propiciar a discussão de temas nacionais em âmbito regional, permitindo o aprofundamento das avaliações e a contextualização dos posicionamentos, e, paralelamente, estimulando a participação e preparando os Tribunais para o XXVI Congresso Nacional.

De acordo com a PEC, é incluído o artigo 73-A à Constituição Federal, que  cria o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas e delibera sobre suas atribuições e composição. O colegiado será formado por 14 membros, sendo que um terço da composição será nomeado pelo Presidente daRepública, e dois terços pelo Congresso Nacional.

A  conselho terá a função de controlar a atuação administrativa efinanceira dos Tribunais de Contas e do cumprimento dos deveresfuncionais dos conselheiros, auditores e representantes doMinistério Público; apreciar a validade dos atosadministrativos praticados por membros dos Tribunais de Contas; receber e conhecer das reclamações contra membros dos colegiados; representar ao Ministério Público, no caso de crime contra a administração pública ou de abuso de autoridade; rever os processos disciplinares de membros dos tribunais julgados há menos de um ano, entre outras atribuições.

O debate será realizado durante toda  esta quinta-feira no prédio do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, localizado na Avenida Mato Grosso, no Parque dos Poderes.

Leia Também