segunda, 16 de julho de 2018

TERÇA-FEIRA

Senado sabatina Tombini, indicado ao BC

2 DEZ 2010Por FOLHA ONLINE16h:12

O Senado marcou para terça-feira (7) a sabatina do presidente indicado do Banco Central, Alexandre Tombini, na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) da Casa.

O objetivo dos governistas é votar a indicação de Tombini para a presidência do BC no mesmo dia no plenário do Senado, o que permite ao economista começar a trabalhar no novo governo já no dia 1º de janeiro.

O líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), disse que a indicação de Tombini para comandar o BC deve ser publicada nesta sexta-feira (3) no Diário Oficial da União.

O senador afirmou ter se reunido com o presidente Lula e o atual presidente do BC, Henrique Meirelles, para que a indicação fosse formalizada hoje. "Terça-feira que vem já está combinado com o líder do governo e presidente da CAE [a sabatina]", afirmou.

Mercadante disse acreditar que o nome de Tombini seja aprovado "sem dificuldades" no Senado, uma vez que a Casa já sabatinou o economista --quando ele foi indicado para uma das diretorias do banco.

"É um nome que já foi sabatinado, o Senado já conhece, ele já veio em várias audiências, É um ritual importante, tem que ser aprofundado, mas achamos que será um processo sem dificuldades políticas."

Como o Congresso entra em recesso no dia 18 de dezembro, os governistas correm contra o tempo para garantir a sabatina e a aprovação do nome de Tombini a tempo de não deixar um buraco na presidência do BC no começo do governo de Dilma Rousseff.

Mercadante confirmou que, após Tombini, o Senado também vai sabatinar o novo Diretor de Normas do BC --cargo atualmente nas mãos de Tombini --, preferencialmente antes do recesso. "A sabatina deve ser na outra terça-feira, para permitir que o novo presidente seja sabatinado com exclusividade", disse Mercadante.

Leia Também