Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

PAUTA

Senado retoma votações no dia 20

9 OUT 2010Por AGÊNCIA SENADO00h:32

Depois de consultar as lideranças partidárias, a presidente em exercício do Senado, Serys Slhessarenko (PT-MT), anunciou que a Casa retomará as votações em 20 de outubro, 11 dias antes do segundo turno das eleições, previsto para o dia 31. Ela ressalvou que as sessões não-deliberativas, destinadas a pronunciamentos, continuarão se realizando normalmente.

A senadora disse à Agência Senado que o Plenário avançou muito na votação de matérias que aguardavam deliberação, estando agora com a pauta em dia. Ela afirmou que os 70 itens que esperam votação não são urgentes e que, dificilmente, os senadores estariam em Brasília antes do dia 20 para garantir o quorum necessário.

Entre as proposições listadas na pauta, estão propostas de emenda à Constituição, como a que inclui a Caatinga entre os ecossistemas do patrimônio nacional; a que permite a deputados e senadores exercer o cargo de professor em instituições públicas de ensino superior; e a que determina a exigência de diploma de curso superior para jornalistas.

São matérias sujeitas a primeiro turno de votação e que, se aprovadas em segundo turno, ainda seguirão para análise da Câmara dos Deputados. No último dia 5, os líderes partidários na Câmara decidiram que as votações plenárias naquela Casa só serão retomadas depois do segundo turno das eleições.

De acordo com a Agência Câmara, o vice-presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou que não há clima neste momento para votações porque os deputados estão envolvidos com a disputa do segundo turno. Conforme a Agência Câmara, Marco Maia apresentou o seguinte argumento:

"Esse (as eleições) é o assunto mais importante para a política do Brasil no momento, o assunto que vai definir os rumos do País para os próximos anos. Portanto, é natural que os parlamentares estejam envolvidos nessa disputa e, até para evitar maiores desgastes, optou-se por unanimidade pelo adiamento das votações".  

Leia Também