quinta, 19 de julho de 2018

Semana Farroupilha no Estado começa amanhã

13 SET 2008Por 13h:35
     

        Eliane Ferreira, com informações da assessoria

         

        

Em Mato Grosso do Sul, os 18 Centros de Tradições Gaúchas (CTG's) filiados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS), iniciam as comemorações da Semana Farroupilha namanhã, domingo, com a solenidade de acendimento da Chama Crioula.

O acendimento da Chama Crioula acontece amanhã, às 07h30, na escultura do gaúcho Harry Amorim Costa (primeiro governador do Estado), localizada no Parque das Nações Indígenas. Em seguida, integrantes das três instituições gaúchas desfilam pelas ruas da Capital até a sede do CTG Tropeiros da Querência (Rua Miguel Sutil, 445, Jardim Vilas Boas), onde vai ser ministrada a Missa Crioula.

No CTG Tropeiros da Querência, de 15 até o 19 de setembro, a partir das 20h, serão realizadas noites culturais, com apresentações de danças folclóricas, declamação de poesias, conjuntos vocais, entre outros. De acordo com a diretoria do CTG, neste ano a Semana Farroupilha faz uma integração de culturas, pois se apresentam os grupos de danças folclóricas das colônias Paraguaia e Japonesa (dia 17) e Italiana e Portuguesa (dia 19), promovendo uma confraternização artístico-cultural.

Para encerrar a Semana Farroupilha, tradicionalistas de todo o Estado vão se reunir no CTG Tropeiros da Querência, de Campo Grande, no dia 20 de setembro, data máxima do povo gaúcho. A programação começa com o ?Grenal? de bombachas às 09h, onde torcedores do Grêmio e Internacional se confraternizam jogando futebol de bombachas. Às 10h30 será ministrada palestra sobre ?Comportamento, Indumentária e Pilcha? . No período vespertino, às 15h, será extinta a Chama Crioula, marcando o encerramento da Semana Farroupilha.

Leia Também