Sexta, 23 de Fevereiro de 2018

MATO GROSSO DO SUL

Semana de Conciliação registrou mais de mil acordos feitos na Justiça de MS

4 DEZ 2010Por Da Redação21h:11

Balanço parcial da Semana da Conciliação em MS aponta que de 29 de novembro a 2 de dezembro foram realizadas 2.727 audiências de conciliação na justiça de 1º grau. Como resultado, houve a homologação de 1.060 acordos que somam a quantia de mais de R$ 8,5 milhões em valores homologados.

Uma solução para o processo judicial que permitiu a conciliação entre Sílvio Henrique Lemos, representante legal de seu condomínio e um morador do local. De acordo com Sílvio, o processo contra o morador que estava inadimplente com as taxas de condomínio teve início em 2005 e encontrava-se na fase de execução, com a possibilidade de o imóvel do executado ir a leilão.

Na tarde de quinta-feira, a questão foi solucionada por meio de um acordo. A dívida, que girava em torno de R$ 17.000,00, será paga pelo condômino em duas parcelas: uma em janeiro e outra em fevereiro. O condomínio abriu mão dos juros e assim permitiu à outra parte quitar seus débitos. Para Sílvio, a conciliação resolve mais do que o processo judicial em si, pois ele recordou que se trata de um caso entre moradores de um mesmo local.

Os demais condôminos se incomodavam com o outro morador que não honrava seus compromissos, fora o constrangimento e desconforto nas situações corriqueiras entre o próprio Sílvio e o executado, o constrangimento e demais situações embaraçosas que aconteciam pelo fato de ambos estarem numa disputa judicial e ao mesmo tempo serem vizinhos.

Também na tarde do dia 2 de dezembro, J. R. F. foi uma das partes que homologaram um acordo na 1ª Vara de Família da Capital. Ele conta que não imaginava que um processo ajuizado há cerca de 45 dias já chegaria a seu desfecho. J. R. F. acredita que para se chegar a uma conciliação é preciso que, pelo menos, uma das partes ceda um pouco para se chegar a um denominador comum.

Leia Também